caminhos do sertão

“Olhares pedagógicos: experiências e vivências” é tema de Encontro Pedagógico

O encontro promoveu reflexões sobre a importância do cuidado com as múltiplas realidades dos discentes para a formação acadêmica efetiva.

A coordenadora geral do Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto falou sobre a importância do encontro e sobre a troca de experiências. Foto: Ascom/UEMASUL.

“Olhares pedagógicos: experiências e vivências” foi o tema principal do terceiro Encontro Pedagógico do Programa Caminhos do Sertão, que aconteceu na noite da última quinta-feira (15) no auditório do campus II da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

O encontro, que teve como finalidade apresentar o programa para os professores e promover reflexões sobre a importância do cuidado com as múltiplas realidades dos discentes para a formação acadêmica efetiva, marcou o início do terceiro semestre letivo compartilhando experiências exitosas.

A coordenadora geral do Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, contou sobre a importância do momento. “É motivo de muita alegria e celebração estarmos juntos mais uma vez realizando o encontro formativo. Temos trabalhado para sermos o modelo de universidade que oportuniza ao nosso aluno criar, realizar pesquisa, preocupar-se com o entorno, ter um senso crítico com condições de argumentação e debate, e não ter a sua palavra cerceada. Queiramos que o próximo semestre seja tão frutífero quanto tem sido a nossa caminhada até aqui”.

A Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany, lembrou que esteve nas Unidades Avançadas recentemente, permitindo um contato mais próximo com os acadêmicos: “Alguns dos professores que estiveram no encontro já deram aula em semestres anteriores e podem confirmar que estes são alunos muito especiais, envolvidos, comprometidos, com sede de conhecimento, que correspondem ao que esse programa se propõe: formar pessoas em uma universidade pública, regional e com qualidade. Eles serão nossos multiplicadores, que ajudarão a elevar os níveis educacionais dos nossos municípios”, comentou.

Durante o evento, aconteceu uma mesa-redonda onde professores de diferentes cursos puderam compartilhar suas experiências em sala de aula. Estiveram presentes os professores José Luís dos Santos, do curso de Pedagogia; Vadilson de Almeida, do curso de Matemática e a professora Weilan Gomes, de Ciências Biológicas.

A professora Weilan Gomes lembrou da importância de auxiliar o estudante a encontrar o seu melhor caminho. “Nós, como professores, precisamos colocar os nossos alunos como protagonistas para que eles tenham um papel ativo no próprio processo de aprendizagem, logo o que trará uma melhor efetividade de aprendizado para ele”.

Após a mesa-redonda, os professores tiveram momentos com suas respectivas coordenações de curso, onde conversaram sobre a elaboração dos planos de ensino e organização de apostilas.