PODCAST

Núcleo de Estudos Multidisciplinares em História Antiga e Medieval completa 10 anos

Em comemoração será realizado um webinário durante cinco dias, com início na segunda-feira (12) e transmissão pelo canal da UEMASUL no Youtube.

O NEMHAM reúne pesquisadores de diferentes áreas, com o objetivo de estabelecer o diálogo e a interação entre as universidades brasileiras e estrangeiras. Foto: Arquivo/NEMHAM.

Formado por estudantes dos cursos de graduação da UEMASUL, estudantes de pós-graduação de outras universidades, graduados, mestres e doutores, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares em História Antiga e Medieval (NEMHAM) foi criado em 2011, no Centro de Ensinos Superiores de Imperatriz (CESI/UEMA) e hoje faz parte do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Sob a coordenação do professor da UEMASUL, Me. Fabrício Nascimento de Moura, o NEMHAM realiza diversas atividades, desde estudos dirigidos, publicações de artigos, realização de cursos de extensão e seminários.  Para o professor Fabrício, o núcleo continua alcançando espaço, principalmente, por ser um trabalho que partiu da iniciativa dos discentes em conhecer e pesquisar sobre o tema. “É importante ressaltar que quem define o que estudar e pesquisar é o aluno, e cabe a instituição acolher e dar suporte. Universidade é universalidade de abordagens e de assuntos. A diversidade é bem-vinda e necessária para a construção do saber. O NEMHAM é resultado do interesse do discente em construir seu próprio caminho.”, afirmou.

O que, inicialmente, era um grupo de pesquisa, se transformou em núcleo e ao longo dos anos se consolidou e ganhou espaço no meio acadêmico. O NEMHAM reúne pesquisadores de diferentes áreas, com o objetivo de estabelecer o diálogo e a interação entre as universidades brasileiras e estrangeiras que desenvolvem pesquisas nas áreas do conhecimento histórico, buscando a democratização do saber acadêmico por meio da realização de eventos e atividades de extensão. A categoria multidisciplinar é estabelecida pelo diálogo entre a História e demais áreas do conhecimento como Filosofia, Letras, Sociologia, Arqueologia, Antropologia, Psicologia Social e História da Arte.

O evento de lançamento da revista Mythos, em agosto de 2017, contou com a participação do Prof. Dr. Álvaro Alfredo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foto: Arquivo/ASCOM.

Revista e podcast

A revista Mythos está em sua nona edição e reúne artigos científicos produzidos a partir das linhas de pesquisa do núcleo, em parceria com pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A revista é disponibilizada de forma eletrônica e é um importante instrumento de ampliação e divulgação das ações desenvolvidas pelo NEMHAM.

Devido à pandemia da Covid-19 o núcleo precisou repensar algumas ações. Por meio do uso das tecnologias de comunicação, foi possível realizar cursos, seminários e podcasts. Com objetivo de discutir temas relacionados à pesquisa e atualização do conhecimento, os podcasts produzidos pelo NEMHAM estão divididos em  três séries disponíveis nas plataformas de podcasts.

Webinário em comemoração

Começa na segunda-feira (12) e segue até sexta-feira (16) o “I Webinário Internacional de História Antiga e Medieval de Imperatriz: uma celebração aos dez anos do NEMHAM”, evento com certificação de 20 horas e com transmissão pelo canal da UEMASUL no YouTube, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia de início do evento. A programação conta com a participação de doutores na área.

Os 10 anos do NEMHAM é o tema do segundo episódio do podcast UEMASUL Pesquisa. Ouça abaixo: