Educação

Novo Ensino Médio é tema de reunião entre UEMASUL e Conselho Estadual de Educação

A mudança visa garantir a oferta de uma educação de qualidade, buscando aproximar as escolas à realidade dos estudantes.

A reunião aconteceu de forma remota e teve como objetivo discutir sobre o novo ensino médio e os laços da educação básica com a educação superior. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na tarde da última quarta-feira (7), a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Soraia Raquel Alves da Silva e conselheiras do CEE, diretores de cursos de licenciaturas e de Centros de Ensino dos campi da UEMASUL, coordenadores, o Pró-reitor de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, em exercício, professor Joaquim Paulo de Almeida Júnior, o Vice-reitor, professor Antônio Expedito Ferreira Barroso, e a Reitora, professora Elizabeth Nunes Fernandes, participaram de reunião para discutir as diretrizes do novo Ensino Médio e a contribuição da Educação Superior na implantação e atualização deste processo.

A reforma alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando até 2022, na totalidade, o tempo mínimo do estudante na escola para 3.000 horas. Outro ponto abordado na Lei Federal 13.415/2017 é a organização curricular mais flexível, contemplando uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ofertando diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes e itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Na ocasião, a professora Soraia apresentou o cronograma de ações, entre elas a realização de consultas públicas. “Sabemos que existem as inquietações com relação à implantação do novo sistema. É um processo que estamos construindo, entendendo as particularidades e por isso as consultas públicas são fundamentais para discutir a forma mais adequada em cada especificidade”, ressaltou a presidente.

A reunião aconteceu de forma remota e faz parte das ações do CEE de fortalecimento da educação no Maranhão. “É preciso parabenizar a gestão pelo diálogo com as Instituições de Ensino. O trabalho é notório e reconhecemos a necessidade desta articulação. Buscar desvendar as necessidades e realidade de forma singular é um diferencial. A UEMASUL está sempre de portas abertas para discutir sobre educação de qualidade e como é possível contribuir para a transformação regional”, salientou a reitora Elizabeth.