novo calendário acadêmico 2020

CONSUN aprova normas para o ensino emergencial remoto

A resolução apresenta pontos sobre as aulas do semestre 2020.1 e também sobre o início do semestre 2020.2.

Fachada do campus Estreito.

No novo Calendário Acadêmico estão planejadas todas as atividades da instituição que serão realizadas de forma remota. Foto: Arquivo/Ascom.

O Conselho Universitário da UEMASUL se reuniu novamente nesta sexta-feira (7) de forma extraordinária por videoconferência. Em pauta única, foi discutida, votada e aprovada por unanimidade pelos conselheiros, a resolução que estabelece diretrizes e normas para o ensino emergencial remoto e demais atividades de pesquisa e extensão durante a suspensão das atividades presenciais, e altera o Calendário Acadêmico 2020, em virtude da situação de pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Na resolução apresentada pela Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), professora Regina Célia Costa Lima, constam todos os procedimentos a serem adotados para a retomada das atividades previstas no Calendário Acadêmico 2020. O retorno do semestre 2020.1 ocorrerá dia 14 de setembro, finalizando dia 23 de dezembro de 2020; e o início do semestre letivo 2020.2 começa dia 04 de janeiro de 2021, finalizando em 17 de abril de 2021. O calendário define ainda os períodos de matrículas, datas de avaliações, de publicações de editais, de transferências interna e externa, de colações de grau, entre outras.

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes reforçou a importância do momento da aprovação do novo calendário para a universidade. “O Calendário Acadêmico de ensino emergencial remoto aprovado pelo Conselho Universitário da UEMASUL figura como um importante passo na retomada das atividades acadêmicas como medida de enfrentamento que nos foi imposta pela pandemia do novo coronavirus, sendo a base para os novos planejamentos de atividades”.

Tendo como base a consulta pública online realizada com o corpo docente e discente da instituição, e de acordo com a resolução aprovada hoje serão implementadas a política de apoio digital a docentes, pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), por meio de edital específico, e a política de inclusão dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pela PROGESA, também por meio de editais.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), professora Maria da Guia Taveiro Silva, a comunidade acadêmica sofreu impactos abrangentes devido à pandemia, desde a graduação até a pós-graduação. “Na graduação os alunos estão envolvidos nos grupos de pesquisa, nos projetos de pesquisa na iniciação científica. Essas pesquisas já foram afetadas, tanto que a UEMASUL, FAPEMA e CNPq prorrogaram a apresentação dos relatórios das pesquisas em andamento até 31 de outubro, podendo ser apresentadas de forma incompleta ou até serem cancelados sem prejuízo”.

Ainda de acordo com a Pró-reitora, está permitido o uso dos laboratórios para os projetos que tem fomento, e os professores e alunos estão tendo acesso de forma organizada, pelos centros de ensino, e cumprindo todos os protocolos sanitários obrigatórios. “Estamos vivendo esse novo momento, nos adaptando a tudo, e de certa forma a universidade está funcionando da maneira que é possível, e assim vamos dando prosseguimento às atividades até que possamos retornar como era antes da pandemia”, finalizou.

Consulta Acadêmica

Todas as atividades remotas tomaram como base a consulta online realizada com discentes e docentes da instituição, com o objetivo de traçar um diagnóstico das condições de acesso à internet, que está sendo utilizado na elaboração do planejamento das estratégias educacionais, como por exemplo, o Período Letivo Especial 2020.3, que está servindo como experimento para a instituição, onde estão sendo observados os acertos e necessidade de melhorias para o planejamento dos períodos 2020.1 e 2020.2 apresentados hoje.

As reuniões do CONSUN são realizadas por videoconferência, cumprindo as medidas estabelecidas à prevenção do contágio e ao combate à propagação da COVID-19, causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2). De caráter público, a reunião foi transmitida ao vivo no canal da UEMASUL, no YouTube.

Acesse aqui o Novo Calendário Acadêmico.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.