Minha Biblioteca

Nova biblioteca digital já está disponível para a comunidade acadêmica da UEMASUL

A plataforma Minha Biblioteca dispõe de 11.428 títulos nas áreas de Ciências Exatas, nas Engenharias, nas áreas Médicas, e servirá de apoio informacional nos cursos da área Jurídica.

A Minha Biblioteca conta com vasta produção de bibliografias nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias, áreas Médicas e na área Jurídica. Foto: Ascom/UEMASUL.

A nova plataforma digital de livros da UEMASUL, Minha Biblioteca, já pode ser acessada pela comunidade acadêmica dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. A Minha Biblioteca, que é integrada ao sistema SIGAA, está presente em mais de 800 instituições de ensino, órgãos públicos e diversas empresas em todo o país. Com mais de quatro milhões de usuários, é formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. A  licença da nova plataforma abrange todos os catálogos disponíveis na biblioteca: Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Medicina, Sociais Aplicadas, Saúde e Pedagogia, com 11.428 títulos.

Ao todo, o investimento para aquisição da nova plataforma foi de R$ 187.200,00, que será renovável a cada dois anos. A aquisição é um compromisso da Gestão Superior da UEMASUL com a comunidade acadêmica, conforme explicou a Pró-reitora de Planejamento e Administração, professora Sheila Elke Araújo Nunes. “A ampliação do acervo da Universidade com mais uma biblioteca virtual é um compromisso da Gestão. É uma forma de democratizarmos o acesso da comunidade acadêmica à informação. As obras podem ser visualizadas na íntegra ou em trechos, utilizando computadores, celulares ou tablets, de qualquer lugar que se tenha internet, facilitando a vida dos nossos alunos, professores e técnicos administrativos”.

A bibliografia da nova plataforma abrange todas as áreas do conhecimento, com obras atualizadas atendendo a todos os cursos da UEMASUL. O acesso à Minha Biblioteca funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso simultâneo e ilimitado para os acadêmicos cadastrados, técnicos-administrativos e professores com possibilidade de leitura online e off-line das obras. A biblioteca dispõe ainda de ferramentas de acessibilidade para pessoas com baixa visão, que auxiliam no acesso aos conteúdos digitais.

Como parte do planejamento de letramento informacional das bibliotecas da UEMASUL, serão ofertadas oficinas de treinamento sobre o uso da Minha Biblioteca, com detalhamento das ferramentas, do sistema de busca e das potencialidades da plataforma.

Ainda dentro do planejamento da Biblioteca, será colocado em prática o projeto “Semana Temática das Bibliotecas Virtuais”, que irá oferecer aos estudantes treinamentos em áreas específicas dos cursos que são ofertados na universidade. Os professores também receberão treinamentos específicos sobre o uso dos e-books nos ementários dos PPCs, que serão realizados pelo coordenador da plataforma, Caio Soares.

Além da Minha Biblioteca, a UEMASUL já possui, também, a biblioteca virtual Pearson, que tem em seu acervo mais de 10 mil títulos digitais nas áreas de ciências sociais e humanas. A nova biblioteca chega agora para complementar o acervo da instituição, com produções de bibliografias nas áreas de Ciências Exatas, nas Engenharias, nas áreas Médicas, e servirá de apoio informacional nos cursos da área Jurídica.

Texto: Mari Marconccine
Foto: Mari Marconccine
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.