SALA DE IMPRENSA

LUTO

Nota de pesar – Sálvio Dino

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL manifesta solidariedade à família e amigos neste momento de dor.


Ascom UEMASUL

Sálvio Dino também era membro da Academia João-lisboense de Letras. Foto: Fernando Ralfer

A UEMASUL se solidariza aos familiares e amigos do Senhor Sálvio Dino Jesus de Castro e Costa pelo seu falecimento nessa madrugada de 24 de agosto de 2020. Às senhoras Rita Maria, mãe dos seus filhos mais velhos, e Iolete Castro, mãe do mais novo, nossos sentimentos.  Aos filhos Nicolao Dino Neto, Flávio Dino, Sálvio Dino Júnior e Saulo Castro, a história de Vida e Luta são o legado da perenidade.

Advogado, escritor, historiador e homem público – desde o início no movimento estudantil secundarista, na Faculdade de Direito, na Câmara de São Luís, na Assembleia Legislativa e na prefeitura do Município de João Lisboa –, Sálvio Dino se mostrou um destemido militante da democracia e um construtor intransigente da institucionalidade democrática.

Sálvio Dino foi membro da Academia Maranhense de Letras e fundador da Academia Imperatrizense de Letras. Sua produção literária é referência obrigatória na história regional e formação do Maranhão. Sua última obra publicada, “A Coluna Revolucionária Prestes a Exilar-se – passagem pelo sul maranhense” contém além de fatos históricos inéditos e importantes sobre esse movimento, a análise lúcida e destemida de um homem com seu tempo e entranhadamente compromissada com a verdade, marcas do “Mestre” Sálvio.

A UEMASUL também tem nas suas raízes essa teimosia e inquietude do intelectual Sálvio Dino, de compreendendo os anseios do povo, ir além democraticamente avançando no tempo ao produzir inéditas institucionalidades: é de sua autoria, em 1982, do primeiro Projeto de Lei de criação de uma Universidade dentro de uma concepção descentralizada. Para o sudoeste maranhense e com sede em Imperatriz.

Estamos aqui, Mestre Sálvio Dino!


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.