luto

Nota de Pesar – Maria das Graças Silva e Osório Neto

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL manifesta solidariedade à família e amigos neste momento de dor.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), como principal formadora de professores na região Tocantina, e como incentivadora da cultura popular, por meio de seus projetos de extensão faz hoje duas homenagens e solidariza-se aos familiares e amigos da professora Maria das Graças Silva de Oliveira e do produtor cultural Osório Neto.

Nesta segunda-feira, 22, faleceu a professora do Centro de Ensino Superiores de Imperatriz (CESI-UEMA), Maria das Graças Silva de Oliveira. A professora, além dos ensinamentos de Português e Redação, incentivava seus alunos o amor pela arte e pela cultura. Participou ativamente do projeto Cinema no teatro e fez parte da organização do festival de Poesias e do festival Literário. Professora Graça tinha relação muito forte com a cultura local, e sempre estimulou, no universo das escolas, atividades artísticas, especialmente relacionadas ao teatro e a música.

No último domingo, dia 21, a cidade também se despediu do produtor cultural Osório Mendes Neto. Osório coordenou o projeto Arte e cidadania nas escolas, e desenvolvia várias outras ações culturais junto ao grupo Cia Sotaque de rua, ao Instituto de Arte Sotaque e à Academia de Cultura de Arte de Imperatriz. Recentemente promoveu o evento online Folguedos de Luz no Natal Junino, projeto cultural viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.