LUTO

Nota de pesar – Magno Urbano de Macedo

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL manifesta solidariedade à família e amigos neste momento de dor.

Professor Magno Urbano de Macedo era professor do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT-UEMASUL).

A UEMASUL se solidariza aos familiares e amigos do professor Magno Urbano de Macedo pelo seu falecimento na noite de 19 de dezembro de 2020. A região Tocantina do Maranhão perde uma figura participativa em prol de melhorias sociopolíticas.

Professor Magno Urbano atuava no serviço público desde o fim da década de 1980. Compusera o quadro da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e, posteriormente, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), da qual carrega em sua história de criação, traços da luta do professor por uma universidade autônoma e mais regionalizada. Professor Magno era efetivo do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – CCENT da UEMASUL.

Autor de livros didáticos de Ciências e Química, Magno Urbano tinha sensibilidade para além da sua área técnica de formação. Sua empatia aos detalhes e nuances que permeiam a vida social lhe permitiu explorar a fotografia. Não era difícil encontrá-lo pelas ruas de Imperatriz com uma câmera a registrar a vida. Professor Magno também era membro da Academia Imperatrizense de Letras, sendo fundador da cadeira 17 em 8 de julho de 1991.

Sua paixão pela educação e pela vida foram permeadas em diversos profissionais que tiveram em suas trajetórias a contribuição do professor Magno Urbano de Macedo.