RECOMENDAÇÕES OFICIAIS

Nota da Reitoria da UEMASUL sobre o novo coronavírus e Portaria com adoção de medidas

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL está acompanhando as informações da evolução dos casos no Brasil. No Maranhão, até o momento, nenhum caso foi confirmado.

A Organização Mundial da Saúde – OMS declarou no dia 11 de março que vivemos uma pandemia do novo coronavírus: a doença Covid-19, causada pelo vírus Sars-Cov-2.

No Brasil, dados divulgados hoje, 13 de março, pelo Ministério da Saúde, indicam 98 casos confirmados da doença em 15 estados e no Distrito Federal, e mais 1,4 mil casos suspeitos.

Alguns desses casos confirmados são de transmissão sustentada ou comunitária, que é aquela que ocorre entre a população – um paciente infectado que não esteve em países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou, não sendo possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

No Maranhão, até o momento, nenhum caso foi confirmado.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL está acompanhando as informações da evolução dos casos no Brasil e as recomendações oficiais divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e adotará medidas de prevenção à infecção e propagação do novo coronavírus.

Como estratégias de prevenção, indicamos algumas recomendações básicas e amplamente difundidas por órgãos profissionais de saúde que ajudam na proteção contra o coronavírus e outras doenças:

– Lavar as mãos com frequência, por pelo menos 20 segundos, usando água e sabão/sabonete;
– U
sar um desinfetante para as mãos à base de álcool gel;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
– Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, bem como o contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com o cotovelo flexionado (espirrar na dobra do braço), ou utilizando-se de um lenço descartável;
– Ficar em casa quando estiver doente;

Mais informações e atualizações sobre o coronavírus estão disponíveis nos sites abaixo:

Organização Panamericana da Saúde / Organização Mundial da Saúde

Ministério da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Mapeamento da incidência do coronavírus no território nacional e internacional, atualizado pelo Ministério da Saúde

Essas recomendações poderão ser atualizadas a qualquer momento a depender das condições e das orientações da autoridade sanitária.

Cordialmente,
Reitoria UEMASUL.

Editado em 14 de março de 2020:

UEMASUL publica portaria com medidas preventivas a serem adotadas nos campi Imperatriz, Açailândia e Estreito

Dentre as medidas adotadas, estão a recomendação de não-realização de eventos científicos e culturais que promovam a aglutinação de pessoas no âmbito da UEMASUL; a suspensão de concessão de auxílio financeiro ou indenizatório para participação em eventos acadêmicos nacionais ou internacionais, bem como passagens para os mesmos; a suspensão de autorizações para atividades de campo em ônibus ou micro-ônibus da UEMASUL, além de dar outras providências.

A portaria com todas as recomendações e suspensões pode ser acessada aqui.