abril indígena

Museu CPAHT realiza exposição fotográfica “Festa dos Rapazes”

A mostra estará aberta para visitação durante todo o mês de abril e retrata a tradição da festa dos rapazes, momento que marca a transição dos meninos da infância para a vida adulta.

Lorena Marques Guimarães

A visita à exposição é guiada por integrantes do museu CPAHT que explicam a tradição indígena. Foto: Ascom/UEMASUL.

Teve início nesta terça-feira (4) a exposição fotográfica “Festa dos Rapazes”, organizada pelo Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) da UEMASUL, como parte da programação do “Abril Indígena¨. A exposição permanecerá aberta à visitação no pátio do campus I – Centro, em dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A abertura da programação do “Abril Indígena” também nesta terça-feira (04),  contou com a palestra “A importância da presença indígena em todos os espaços”, ministrada pela ativista indígena e coordenadora de educação escolar indígena, Fabiana Guajajara. Durante a solenidade foi realizada uma  apresentação cultural do povo Guajajara das aldeias Novo Funil e Lagoa Quieta, localizadas no município de Amarante.

As atividades propostas pelo CPAHT tem como objetivo promover o debate sobre a luta dos povos originários em busca de respeito, visibilidade e igualdade, a fim de quebrar estereótipos ainda presentes na cultura ocidental. Ações que se fazem necessárias, como destacou o ativista Silvio Santana, também presente na palestra de abertura, informando que o estado do Maranhão possui a 5ª maior população indígena do Brasil, distribuída em 16 terras indígenas, que abrigam 10 povos dos Troncos linguístico Tupi e Macro Jê Timbira.

“Sabemos que vivemos em um cenário de muito preconceito, principalmente nos espaços escolares e universitários. É preocupante que estes espaços estejam servindo para reforçar estereótipos relacionados aos nossos povos, que nos retratam como culturas atrasadas ou povos selvagens. O Abril Indígena está aqui para desmistificar visões e mostrar que nós vamos além disso”, destacou Aline Guajajara, chefe da Divisão de Etnologia do CPAHT.

A exposição retrata a tradição da festa dos rapazes, como uma forma de explicar e valorizar a cultura indígena. A festa marca, segundo os Guajajara, a transição dos meninos, da infância para a vida adulta. Os registros fotográficos foram feitos na Aldeia Novo Funil, localizada no município de Amarante – MA, realizado pelos fotógrafos Lorena Guimarães e Maxence Loyer. Após o acompanhamento de todo o ritual, a equipe do museu realizou a seleção de imagens que juntas contam o passo a passo da tradição indígena.

O CPAHT disponibilizará também durante o mês de abril, visitas guiadas às exposições de arqueologia e etnologia, sobre os povos Timbira e Guajajara. Além disso, serão realizadas duas oficinas na UEMASUL campus I – Centro, dia 11 às 14h e pinturas indígenas do povo Guajajara dia 13 às 14h. Já no dia 19, haverá uma roda de conversa e vivência com o povo Krikati na aldeia São José.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.