29/05/2023

Mesa-Redonda: variações das condições climáticas e as relações sociais com o clima

O evento tem o objetivo de promover a reflexão crítica, a partir de ações efetivas acerca das questões climáticas.

O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizará no dia 29 de maio de 2023 a mesa-redonda: “Variações das condições climáticas e as relações sociais com o clima”, que contemplará toda a comunidade acadêmica da UEMASUL, principalmente alunos e alunas dos cursos de Geografia e de Pedagogia.

O evento será gratuito e acontecerá no auditório do campus I e contará com lançamento do livro “Língua Portuguesa e Geografia: Memória e Patrimônio cultural do açaí em mapas mentais na sala de aula em Vila Nova dos Martírios” das autoras: Sônia Maria Nogueira, Luciléa Ferreira Lopes e Fabrício França Costa.

A mesa-redonda terá formato híbrido com transmissão ao vivo pelo canal oficial do UEMASUL, no YouTube. As inscrições podem ser feitas pelo SIGAA eventos e os participantes receberão certificado de quatro horas. O objetivo do evento é despertar a consciência ambiental e ampliar a compreensão sobre a relação entre os fenômenos climáticos. A mesa-redonda contará com os seguintes palestrantes e os respectivos temas de cada palestra:

Palestra: Emergência climática: elementos para a ação crítica e cidadã

Palestrante: Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho (Universidade Estadual do Piauí – UESPI)

Palestra: Mudanças Ambientais no Estado do Maranhão

Palestrante – Celso HL Silva-Junior (Instituto de Pesquisas da Amazônia – IPAM, Universidade Federal do Maranhão – UFMA)

Palestra: Dinâmica Climática e desastres no estado do Maranhão: possibilidades de análises

Palestrante: Audivan Ribeiro Garcês Junior (Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED São Luís e Secretaria Municipal de Educação de São José do Ribamar – SEMED São José do Ribamar)

Mediadora – Taissa Caroline Silva Rodrigues (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL)