Aulas remotas

Live responde dúvidas sobre o Período Letivo Especial 2020.3 da UEMASUL

O Período Especial servirá de experiências para a instituição, que será posteriormente avaliado e estudado, servindo como base para a elaboração do período 2020.1, suspenso em decorrência da pandemia.

A live durou 46 minutos e está disponível para acesso no canal da UEMASUL no Youtube. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima, participou hoje (01) de uma live para tirar dúvidas de estudantes e professores sobre o Período Letivo Especial 2020.3, que reabre o Calendário Acadêmico, anexo da Resolução nº 107/CONSUN, aprovada na última reunião extraordinária do Conselho Universitário.

A Pró-reitora iniciou explicando que o todo o planejamento foi realizado, de acordo com resultado de uma pesquisa aplicada aos professores e estudantes da universidade. Participaram da consulta 86,5% de docentes e 68,7% de discentes. A pesquisa abordou o nível de conectividade da comunidade acadêmica para utilização de ensino remoto, na qual, 8% dos estudantes declararam não ter condições de acompanhar as aulas remotamente. “Nossa responsabilidade é para a totalidade dos nossos estudantes. Estamos fazendo um levantamento de possibilidades ou de equipamentos ou de uma bolsa especial. Todos precisam ter acesso a essa educação, e há um planejamento da instituição para esses 8% que não tem condições de acompanhar” informou.

Ainda segundo explicações da professora Regina Célia, o Período Especial ofertado é mais compacto, porque será um período de experiências para a instituição, que será posteriormente avaliado e estudado, servindo como base para a elaboração do período 2020.1, que foi suspenso em decorrência da pandemia. Ainda explicou que as disciplinas ofertadas serão teóricas, já que 54,85% dos componentes curriculares são teóricos, facilitando o ensino remoto, agendado para iniciar dia 15 de julho.

Dentre os questionamentos das pessoas que participaram da live , foram questionados os prazos do PIBIC, entrada dos cursos 2020.2, plataforma utilizada para as aulas remotas, sobre as defesas do TCC, datas para retorno presencial, retorno dos estagiários, dentre outras dúvidas, que foram respondidas pela Pró-reitora.

A resolução nº 107/2020-CONSUN, que reabre o Calendário Acadêmico de 2020 e que estabelece normas e procedimentos para o Período Letivo Especial 2020.3; o Edital nº 026/PROGESA, referente às inscrições para a oferta de componentes curriculares, para o Período Letivo Especial de 2020.3, para os diversos cursos da UEMASUL e o Calendário Letivo Especial 2020.3 podem ser acessados em nosso site.

Assista a LIVE na íntegra: