Live

Live “Diálogos em tempos de pandemia” discute volta às aulas na região Tocantina

A conversa é proposta pela UEMASUL e conta com as pró-reitoras das IES que atuam em Imperatriz e região.

Da esquerda para a direita: a Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica da UEMASUL, Regina Célia Costa Lima; a Pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra e a Pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Maia da Silva. Foto: Divulgação.

“Como será a volta às aulas das IES públicas que atuam em Imperatriz e região?”  é a temática abordada pela live integrante da série “Diálogos em tempos de pandemia” proposta pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (CMA-UEMASUL). A transmissão será no canal oficial da UEMASUL no YouTube com início às 19h e conta com as participações da Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica da UEMASUL, professora Regina Célia Costa Lima, da Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra Cabrera e da Pró-Reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Nunes Bandeira Maia da Silva.

Com o objetivo de discutir como as IES têm se preparado e investido para trabalhar com as ferramentas digitais no retorno das atividades acadêmicas, a professora Regina Célia destaca a importância da conversa para a construção de estratégias educacionais. “As pró-reitoras das instituições públicas que estão presentes na região participam da live com o intuito de discutir sobre o retorno das atividades acadêmicas, com a preocupação da inclusão digital e a formação docente direcionada para esta nova realidade. O debate é importante, pois temos que contar com essas ferramentas digitais e precisamos entender o impacto dessas mudanças na comunidade”, afirmou.

A série “Diálogos em tempos de pandemia” têm apresentado temáticas pertinentes aos assuntos que se destacam na semana, trazendo um olhar especializado de professores e profissionais das áreas abordadas. A exemplo disso, algumas das lives tiveram temas e participações especiais, como: “Precisamos falar sobre racismo” (7 de jun.), “Mulheres negras e a Ciência no Brasil” (30 de jun.), “Fake News e desinformação” (30 de abr.), “Coronavírus e povos indígenas no Brasil” (21 de abr.), que contou com a participação da líder indígena Sônia Guajajara.

Os bate-papos virtual são ações do CMA-UEMASUL, transmitidos semanalmente com o objetivo de discutir assuntos relacionados à pandemia, com profissionais qualificados da universidade e convidados. Durante o evento os convidados respondem às perguntas formuladas pelo público, com temas que envolvem desde as medidas de prevenção e tratamento à COVID-19, aos debates sociais que vão surgindo durante o distanciamento social.

As lives acontecem todas as terças-feiras, às 19h, no canal oficial da UEMASUL no YouTube. Para acompanhar as lives e assistir aos debates passados, acesse às redes sociais da UEMASUL no Instagram, Facebook e Twitter e o canal da universidade no YouTube.

X