SALA DE IMPRENSA

história antiga

Lançada a sexta edição da revista Mythos

A revista reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento em Antiguidade e Medieval, para estabelecer o diálogo e a interação entre as universidades que desenvolvem pesquisas nos campos do conhecimento histórico.


Ascom UEMASUL

“Lady with Knight”, ilustração do Codex Manesse, o mais abrangente e importante manuscrito alemão da Idade Média, ilustra a capa da atual edição da Revista Mythos. Foto: Reprodução/Domínio Público.

Produzida pelo Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval da UEMASUL, a revista Mythos já está disponível em sua sexta edição. Com 10 artigos produzidos por pesquisadores doutores, especialistas e graduados, a nova edição traz o tema “Literatura, línguas e escrita: construções da história antiga e medieval”.

A revista Mythos reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento em Antiguidade e Medieval, com objetivo de estabelecer o diálogo e a interação entre as universidades brasileiras e estrangeiras que desenvolvem pesquisas nos campos do conhecimento histórico.

O coordenador do projeto, professor Fabrício Nascimento, destaca a interação da comunidade acadêmica da UEMASUL com a produção científica dentro e fora do país. “Essa interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros é fundamental para o intercâmbio de conhecimentos. A partir dessa troca, a gente também divulga o trabalho dos alunos da UEMASUL em outros países. Hoje somos reconhecidos nacional e internacionalmente como um centro produtor de conhecimento em história antiga e medieval”.

Para o professor é fundamental para a aprendizagem, a participação dos alunos que integram o NEMHAM. “Depois que os artigos são selecionados pelo Conselho Editorial da revista, os alunos iniciam o processo de diagramação. Essa é mais uma etapa importante na formação dos alunos, que passam a conhecer todo o processo de edição de uma revista acadêmica. É um tipo de conhecimento fundamental para a formação deles e que não se aprende em sala de aula”.

O formando do curso de História, Leandro de Almeida Costa, conta que a experiência da pesquisa tornou a vivência na universidade mais enriquecedora. “O fator preponderante de participação da revista, com certeza, é a oportunidade de ver as pesquisas de todos os profissionais e cada área de atuação deles, como suas temáticas são fundamentais. Isso permite uma visão mais ampliada com relação às pesquisas que podem ser realizadas por nós alunos, em que área posso me especializar e quais os produtos e materiais estão sendo produzidos e usados por historiadores de todo o país. Essa aproximação com a pesquisa em história não poderia ser conseguida apenas em sala de aula, sem a questão participativa e atuante que a revista nos fornece”, finaliza.

A nova edição da revista está disponível no site da Mythos que você pode acessar aqui.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.