coronavírus

Laboratório da UEMASUL produz mapas que mostram evolução da Covid-19

Os mapas que mostram a evolução da pandemia na região são produzidos pelo Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento e poderão ser usados em pesquisas futuras sobre a doença e o novo coronavírus.

O Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento, do curso de Geografia da UEMASUL produz diariamente mapas que mostram a evolução da COVID-19, com a distribuição geográfica e o raio de concentração dos casos confirmados em Imperatriz e região,  e em todo o Estado. Os mapas, que mostram os locais afetados pela doença causada pelo novo coronavírus, são construídos de acordo com dados divulgados pela secretaria de estado da Saúde e secretaria municipal de Saúde.

Quem sugeriu a construção dos mapas foi o Geógrafo egresso da UEMASUL e mestrando no programa de pós-graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela (PPGeo/UEMA), Rafael de Oliveira Araújo. “Quando surgiu o primeiro caso da Covid em Imperatriz mandei mensagens para alguns professores da universidade, informando que estava produzindo um mapa mostrando os casos dentro do município, e os professores demonstraram interesse”.

Rafael se dedica de 4 a 6  horas por dia, em sua casa,  para produzir os mapas, que são publicados diariamente no site da instituição. “A importância do mapa é mostrar geograficamente o raio de concentração das pessoas infectadas, mostrando a realidade de cada bairro e explicando o crescimento da doença pelo estudo do território”.

A professora de Geografia Luciléa Ferreira Lopes é uma das apoiadoras da ideia da construção dos mapas. Ela  afirmou que o georreferenciamento é uma ferramenta importante para futuras politicas de saúde e atividades de gestão. “Registrar a evolução da doença no estado e mais especificamente, na região e em Imperatriz é importante para futuras pesquisas. Por meio dele será possível identificar onde a doença evoluiu mais, onde ela retraiu, onde teve mais pessoas curadas, onde não teve, e o mapeamento nos fornece tudo isso. São dados que futuramente serão usados em pesquisas”.

Uma equipe formada pelos professores da UEMASUL:  Luciléa Ferreira Lopes, Allison Bezerra Oliveira e Edelblan Conrado da Silva Rocha define os mapas a serem enviados. Os dados são coletados à noite e repassados para o Rafael, que apresenta o mapa para a divulgação.

O LabcartE desenvolve pesquisas em linhas específicas como: Cartografia escolar em ensino e geografia, Planejamento ambiental e gestão de recursos hídricos, e Dinâmicas espaciais do desenvolvimento e regionalizações. São desenvolvidos ainda vários projetos nas áreas de extensão, iniciação científica, bolsa permanência, projetos para a comunidade e para formação de professores, com participação de alunos, bolsistas, professores de outros cursos, mestrandos e doutorandos.