Formação de professores

Itinga do Maranhão recebe Aula Magna do programa de formação docente Caminhos do Sertão

O município foi o quarto a receber a jornada integrativa após Porto Franco, Amarante e Vila Nova dos Martírios.

A primeira aula do programa de formação docente Caminhos do Sertão na unidade avançada de Itinga do Maranhão aconteceu na última sexta-feira (16), fazendo parte da jornada integrativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Ministrada pelo pró-reitor e professor doutor, Allison Bezerra Nascimento, a aula magna teve como tema “A interiorização da educação superior como instrumento de transformações na região Tocantina do Maranhão”.

A cerimônia de abertura destinada aos novos acadêmicos da unidade avançada, que funciona na Escola Municipal Osvaldo Rodrigues da Costa, ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal de Itinga e contou com a presença da gestão superior da UEMASUL, da coordenadora do programa, professora Diana Barreto, do prefeito municipal, Lúcio Flávio Oliveira, da secretária de Educação do Município, Gildaci Costa e lideranças políticas da região.

Esta aula inaugural encerrou a jornada integrativa que vem sendo realizada desde o final de junho nas unidades avançadas do Programa. Assim como em Porto Franco, Amarante e Vila Nova dos Martírios, em Itinga, a equipe de coordenação do Caminhos do Sertão repassou as informações gerais de cada curso e apresentou  o plano pedagógico para os alunos das cinco turmas, durante todo o sábado (17).

A equipe de coordenação do Caminhos do Sertão repassou as informações gerais de cada curso durante todo o sábado (17).

A Unidade Avançada de Itinga do Maranhão recebeu o total de 159 matrículas divididas entre os cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, Geografia, Ciências Biológicas e Matemática. A secretária de educação do município enfatizou sobre a importância do programa para incentivar a educação no interior do Maranhão. “A presença da UEMASUL aqui nesse cenário contribui com a diminuição da distância social e geográfica para universalização do acesso ao ensino superior”, disse Gildaci.

A reitora da UEMASUL, Luciléa Lopes Gonçalves, ressaltou a importância da participação dos alunos para a existência do Programa e sobre a intenção de  expandir o Caminhos do Sertão para outros municípios. “Esse momento é para vocês, então é um ciclo que se inicia e vai durar 4 anos de muita perseverança, cuidado e disciplina. A UEMASUL só tem a agradecer a confiança de vocês, todos os alunos aprovados, em nos deixar trazer esses cursos de ensino superior. Aqui é um exemplo, assim como a gente ainda vai estender esse programa para outros municípios que serão nossos parceiros”, informou.

A reitora da UEMASUL, Luciléa Lopes, discursa sobre a importância da existência do programa Caminhos do Sertão para a educação no interior do Maranhão.

A professora e coordenadora do Caminhos do Sertão, Diana Barreto, relembrou a oportunidade que os alunos estão tendo de cursar o ensino superior de forma mais acessível. “Esse é o nosso diferencial, ninguém vai para Imperatriz cursar o ensino superior pois aqui mesmo em Itinga vocês terão esta oportunidade de estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Vocês são alunos da UEMASUL como aqueles que estão em Imperatriz, Estreito e Açailândia!”, reiterou Diana.

Caminhos do Sertão

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e acontece em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa está implantado em quatro unidades: Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios, escolhidas estrategicamente para atender as regionais com oportunidades de acesso ao ensino superior.

No entanto a área de abrangência do programa Caminhos do Sertão inclui 22 municípios da Região Tocantina, sendo eles: Buritirana, Sítio Novo, João Lisboa, Montes Altos, Senador La Rocque, Açailândia, Estreito, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Cidelândia, São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca.

São beneficiados egressos do ensino médio e professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica, impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade. Nesta etapa foram ofertadas 800 vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática.