PROGRESSO DA CIÊNCIA

Inscrições com submissão de trabalhos para 72ª Reunião da SBPC seguem até 23 de março

O evento será realizado na UFRN, em Natal, entre os dias 12 e 18 de julho, e nesta edição terá como tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século 21”.

Encerramento da 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande-MS. Foto: Ascom/UEMASUL.

As inscrições com submissão de trabalhos para os interessados em participar da Sessão de Pôsteres da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) seguem até o dia 23 de março.

O evento será realizado de 12 a 18 de julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), e tem como tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século 21”. Para aqueles que não desejarem apresentar trabalhos, as inscrições online seguem abertas até o dia 30 de junho.

Todos os trabalhos aprovados serão incluídos na programação da Sessão de Pôsteres, destinada à apresentação de pesquisas científicas e tecnológicas; experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem; e relatos de casos ou experiências. Podem ser submetidos trabalhos em todas as áreas do conhecimento, por estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes de Ensino Superior, pesquisadores e outros profissionais, estudantes e professores da Educação Básica ou Ensino Profissionalizante. Todas as informações sobre o processo de submissão estão disponíveis no site da Reunião Anual.

O evento terá um limite de 1000 pôsteres, que se for atingido antes da data final do prazo, as inscrições serão encerradas.

A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Mas, para quem quiser submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cuja informação está disponível nas Normas de Inscrição.

Os valores variam de R$ 80,00 a R$ 400,00, conforme a categoria do participante, sendo opcional o livro impresso da programação e a sacola do evento (entre R$ 30,00 a R$ 60,00 adicionais).

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento.

SBPC

A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui cerca de 150 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e mais de 5 mil sócios ativos.

Considerado o maior evento cientifico da América Latina, a cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

A UEMASUL participou pela primeira vez da Reunião da SBPC em sua 71ª edição, que aconteceu em Campo Grande-MS, em julho 2019, integrando a comitiva do Maranhão junto a FAPEMA, IEMA, UEMA e SECTI. Os acadêmicos (as) e professores de todos os Centros de Ciências da UEMASUL participam apresentando 15 trabalhos, contemplando todas as áreas de conhecimento científico.

O professor do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), Zilmar Timóteo Soares, e seu orientando, Brunno Gustavo, levaram o primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde, na Mostra Nacional das Feiras de Ciências, pelo trabalho “Análise in vitro dos efeitos farmacogenômico do astrocaryum vulgare em células neurotransmissoras da aprendizagem”.

Com informações do Jornal da Ciência do Portal SBPCnet.