INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Inscrições abertas para os programas PIBIC e PIVIC da UEMASUL

No ciclo 2021/2022, são ofertadas 160 vagas e a indicação do estudante será após a divulgação da homologação do resultado final da seleção, em 29 de outubro.

Um dos objetivos do edital é qualificar estudantes para estudos em nível de Pós-Graduação, de forma a contribuir para a formação de profissionais qualificados para a pesquisa. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), publicou, na última segunda-feira (30), o edital para seleção de projetos e orientadores para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), cotas FAPEMA e UEMASUL, e para o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC), que serão desenvolvidos no período de novembro de 2021 a outubro de 2022. As inscrições podem ser feitas até 25 de setembro de 2021.

O edital tem como objetivos estimular professores-pesquisadores a incluírem estudantes nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais; além de despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, visando a aceleração do processo de expansão do quadro de pesquisadores na Região Tocantina do Maranhão.

Inscrições e público-alvo

O edital é destinado aos professores proponentes e a indicação do estudante se dará após a divulgação da homologação do resultado final da seleção. O orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMASUL deve preencher os seguintes requisitos:

a) Ser docente do quadro efetivo da UEMASUL, em exercício, com titulação de doutor (a) ou mínima de mestre (a), com produção científica, tecnológica e artístico-cultural relevante em sua área de atuação, a partir de 2018;
b) ter regime de trabalho de Tempo Integral de 40h ou de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE);
c) não estar licenciado/afastado, a qualquer título, da UEMASUL para participar deste edital;
d) ter pontuação de, no mínimo, 50 pontos no Currículo Lattes, para doutores inscritos para a cota PIBIC-FAPEMA.

Toda a documentação necessária para a inscrição deverá ser enviada em formato PDF, para o e-mail: pibic@uemasul.edu.br

Quanto ao aluno de graduação candidato a ser bolsista, os requisitos são:

a) Ser selecionado e indicado pelo orientador para participar do Programa (PIBICFAPEMA/UEMASUL e PIVIC);
b) estar matriculado regularmente em curso de Graduação da UEMASUL;
c) estar cursando até o penúltimo período do curso, no semestre que inicia a execução do projeto;
d) apresentar Índice Acadêmico igual ou superior a 7,0;
e) ter currículo devidamente preenchido e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;
f) estar adimplente junto à PROPGI/UEMASUL;
g) não possuir vínculo empregatício ou funcional com qualquer instituição, durante a vigência da bolsa solicitada, dedicando-se, integralmente, às atividades acadêmicas e de pesquisa;
h) não ser beneficiário de bolsas (monitoria, estágio, entre outras), de agências e/ou instituições, na vigência da bolsa solicitada, exceto a do Programa Bolsa Permanência, se for o caso, desde que haja compatibilidade e não prejudique o andamento da atividade, inerente à bolsa.

– Aviso de lançamento do edital: 27 de agosto.
– Lançamento do edital: 30 de agosto.
– Impugnação do edital: até 04 de setembro.
– Inscrição dos projetos: 30 de agosto a 25 de setembro.
– Análise técnica das inscrições de projetos: até 27 de setembro.
– Resultado preliminar da análise técnica das inscrições de projetos: 28 de setembro.
– Recurso contra o indeferimento de inscrição de projetos: 29 e 30 de setembro.
– Publicação da lista final das inscrições deferidas: até 02 de outubro.
– Análise das propostas pelo Comitê Institucional e por avaliadores externos: 04 a 19 de outubro.
– Resultado preliminar da análise das propostas: até 21 de outubro.
– Recurso contra o resultado preliminar da análise das propostas: 22 e 23 de outubro.
– Resultado final da Seleção: 26 de outubro.
– Recurso contra o resultado final da seleção: 27 e 28 de outubro.
– Homologação do resultado final: 29 de outubro.
– Indicação dos bolsistas: 01 a 08 de novembro.

O resultado final das propostas selecionadas será divulgado no site oficial da UEMASUL, na Aba Publicações.

Acesse aqui o edital completo.