SALA DE IMPRENSA

PPGLe

Iniciadas as atividades da bolsa em estágio Pós-doutoral na UEMASUL

A bolsista participa de ações efetivas do PPGLe, como oferta de cursos e oficinas, e também está envolvida nas disciplinas ofertadas pelo programa.


Ascom UEMASUL

A multiplicidade e a valorização da pesquisa sobre as comunidades tradicionais da região são pontos de destaque do PPGLe. Foto: Ascom/UEMASUL

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLe) da UEMASUL iniciou as atividades do estágio Pós-doutoral neste mês de julho, contribuindo para o fortalecimento e consolidação do programa no cenário acadêmico nacional. A bolsista, professora Mônica Saldanha Dalcol, foi selecionada por meio do edital n°01/2021 – PROPGI/UEMASUL, durante o processo seletivo que ocorreu em abril deste ano.  

A bolsa é resultado do projeto apresentado pelo Mestrado em Letras da UEMASUL à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que foi contemplado com bolsas para Mestrado e para Pós-Doutorado.

Para o coordenador do Mestrado em Letras, professor Gilberto Freire de Santana, a multiplicidade e a valorização da pesquisa sobre as comunidades tradicionais da região são pontos de destaque do programa. “Nosso programa tem como característica a regionalização, com linhas de pesquisas que abordam a memória e a identidade de comunidades tradicionais da região. A oferta do estágio pós-doutoral permite a multiplicidade e o reconhecimento dos “vários”. Quem chega tem a oportunidade de crescimento por meio da pesquisa e de compartilhar o conhecimento que traz consigo. Para nós, a troca de conhecimentos é fundamental e enriquecedora”, salientou.

A bolsista, professora Mônica Dalcol, participa de ações efetivas do PPGLe, como oferta de cursos e oficinas, e está envolvida nas disciplinas ofertadas no mestrado. Egressa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a professora que fez graduação e mestrado em Filosofia, sentiu a necessidade de repensar sua base teórica. “Fui questionada por uma aluna o porquê do currículo ser centrado em pensadores brancos e europeus. Percebi que minha formação era eurocêntrica e masculinista. Decidi fazer o doutorado na área de Letras, que tem os estudos literários mais avançados nas questões de autoria e desenvolvimento das literaturas. Consegui juntar duas paixões, a literatura e a filosofia”, explicou.

A professora desenvolveu estudos sobre as escritoras Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Ana Maria Gonçalves. O pós-doutorado partiu da necessidade de aprofundamento em pesquisar outras obras que não conseguiu fazer no doutorado. Para ela “o enfoque do PPGLe em outras epistemologias, por exemplo, dos povos africanos e comunidades locais vão contribuir no processo de descolonização do pensamento”.  A bolsa do estágio pós-doutoral tem a validade de um ano e é ofertada pela primeira vez na UEMASUL.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.