CCA

Inauguração do novo prédio do Centro de Ciências Agrárias marca 5 anos de UEMASUL

O novo prédio, construído em um terreno doado pelo Sinrural, localizado às margens da BR-010, próximo ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva teve um investimento na ordem de R$ 20 milhões.

Em um dia histórico, foi comemorado o aniversário de cinco anos da UEMASUL e inaugurado o novo Centro de Ciências Agrárias. Foto: Ascom/UEMASUL.

Foi inaugurado nesta quarta-feira (3), o novo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEMASUL, campus Imperatriz. Em uma solenidade histórica, a inauguração do Centro marca o aniversário de cinco anos da universidade. A Reitora Elizabeth Nunes Fernandes, acompanhada do Vice-reitor, professor Antônio Expedito Barroso, e das pró-reitoras Regina Célia Costa Lima, Sheila Elke Araújo Nunes e Maria da Guia Taveiro Silva receberam o Governador Flávio Dino, o Vice-governador Carlos Brandão, o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Luís Afonso Danda, e lideranças políticas regionais para a entrega da nova estrutura. No dispositivo estavam presentes também a Reitora e Vice-reitora nomeadas para o quadriênio 2022-2025, professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e Lilian Castelo Branco de Lima.

O novo prédio, construído em um terreno doado pelo Sinrural, está localizado às margens da BR-010, próximo ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O investimento, na ordem de R$ 20 milhões, garantiu aos mais de 360 alunos e alunas dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica acesso a 20 salas de aulas, 21 laboratórios totalmente equipados, salas administrativas, biblioteca, auditório com 167 lugares, área de vivência, área externa para pesquisas e aulas práticas e estacionamento para 88 veículos, com vagas para deficientes e idosos. Além da expansão física do CCA, também houve investimento no corpo docente, que atualmente possui um total de 27 professores e professoras.

O descerramento da placa de inauguração antecedeu a visita às instalações do novo Centro. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Reitora Elizabeth Nunes Fernandes reiterou a alegria em receber o novo Centro e destacou a importância de investir em ensino público de qualidade, principalmente frente aos desafios que as universidades vêm enfrentando com cortes recorrentes em suas receitas.  “Aqui tem fonte de conhecimento. Aqui tem ensino, pesquisa e extensão. Isso é legado. Nestes cinco anos, os investimentos na UEMASUL passam de R$50 milhões. Estamos falando de 2016 para cá, isso quando estamos passando pela situação que passa o Brasil. Então, façamos essa análise do quanto estamos investindo no ensino público, gratuito e de qualidade”, destacou a Reitora, enfatizando em seguida a importância de parcerias, como a feita com o Sinrural.

Alunos e alunas de diversas escolas públicas de Imperatriz estiveram presentes na solenidade. Hitallo Silva, do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Governador Archer, visitou todas as estruturas do Centro e destacou o desejo de fazer parte da UEMASUL. “Eu pretendo estudar aqui, vou estudar bastante pra passar. Eu rodei tudo aqui. A estrutura é perfeita, as salas são bem confortáveis, tem um auditório grande e é muito gratificante ver esse lugar tão lindo”, comentou entusiasmado.

Durante sua fala, o Governador Flávio Dino lembrou que o Maranhão foi o único estado da federação a criar uma universidade e destacou a grandiosidade do momento. “Quando enviei o projeto de lei de criação da UEMASUL, sediada na cidade de Imperatriz, muitas vozes se opuseram. Desde aqueles que diziam que não havia sentindo em criar uma universidade em Imperatriz, até aqueles que diziam que seria uma Lei que ficaria no papel. Sempre tem aquele Tomé, que quer ver para crer. Pois muito bem, quem quis ver, agora pode acreditar nos passos que estamos dando. A UEMASUL é um projeto institucional em andamento, um passo de ousadia, à altura da Região Tocantina. Nesses seis anos, apenas o Maranhão criou uma universidade. E eu estou muito feliz”, ressaltou.

Professores e alunos da UEMASUL e escolas públicas de Imperatriz estiveram presentes na solenidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

Para a diretora do CCA, professora Mauricélia Ferreira Almeida, receber o novo prédio com uma estrutura adequada para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão é motivo de muita felicidade. “Esse é um dia muito feliz, onde estamos recebendo essa nova estrutura. É um sonho que está sendo realizado, fruto de muitas lutas. É uma estrutura que irá garantir melhores condições de pesquisa, de ensino e de extensão. E só temos a agradecer a todos os envolvidos”.

Durante a solenidade, o Governador Flávio Dino sancionou a Lei que institui a política de redução de emissão de gases do efeito estufa e assinou, junto com a Reitora da UEMASUL, o Edital de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) ao curso de Medicina e o Termo de Autorização para realização de concurso para 20 professores do curso de Medicina.

Texto: Jefferson Sousa
Fotos: Fernando Ralfer e Paula Pacheco
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.