SALA DE IMPRENSA

DESTAQUE E MENÇÃO HONROSA

III SAPIENS premia 36 projetos de Extensão e Iniciação Científica

Os trabalhos de Iniciação Científica e de Extensão receberam a premiação de Destaque e Menção Honrosa para cada área de avaliação.


Ascom UEMASUL

128 projetos de Iniciação Científica e de Extensão produzidos pelos acadêmicos bolsistas da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), durante o ciclo 2019/2020, foram apresentados na III Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), que abordou o tema “Desafios e perspectivas de ensino, pesquisa, inovação e extensão em tempos de pandemia”. Ao todo, 36 trabalhos foram premiados nas duas modalidades de premiação definidas pelo Comitê Institucional da SAPIENS para cada área de avaliação: Destaque e Menção Honrosa.

Iniciação Científica

Na Iniciação Científica, os trabalhos foram classificados em 13 áreas seguindo a avaliação da CAPES: Agronomia (Ciências Agrárias); Biodiversidade (Ciências Biológicas); Ciências Biológicas I (Ciências Biológicas); Ciências Biológicas III (Ciências Biológicas); Economia (Ciências Sociais Aplicadas); Engenharia Florestal (Ciências Agrárias); Física (Ciências Exatas e da Terra); Geografia (Ciências Humanas); História (Ciências Humanas); Letras e Literatura (Linguística, Letras e Artes); Linguística (Linguística, Letras e Artes); Medicina Veterinária (Ciências Agrárias); Química (Ciências Exatas e da Terra). Dos 92 trabalhos apresentados, 24 foram premiados.

O projeto da acadêmica de Iniciação Científica e bolsista do PIBIC/CNPq, Luana Silva Carvalho, é um dos premiados da SAPIENS. Sob a orientação da professora Regiane Saturnino Ferreira, a pesquisa intitulada “Inventário de aranhas diurnas em vegetação arbórea-arbustiva na Reserva Extrativista do Ciriaco” foi premiada como Destaque na área de Biodiversidade. “Fiquei muito feliz com a premiação. Todos os trabalhos apresentados durante a SAPIENS foram ótimos. Receber esse tipo de reconhecimento dá um gás para continuar na pesquisa e desenvolver outros trabalhos futuramente”, destacou Luana.

Luana Silva Carvalho, bolsista PIBIC/CNPq no projeto “Inventário de aranhas diurnas em vegetação arbórea-arbustiva na Reserva Extrativista do Ciriaco”. Fotos: Arquivo pessoal.

Para o coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Ronaldo dos Santos Barbosa, a premiação é uma recompensa e um estímulo para novas pesquisas. “Premiar bolsistas e orientadores significa não só o reconhecimento pessoal pelo trabalho que desenvolveram, mas, a recompensa dos esforços de várias pessoas que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa”.

Extensão

Na extensão, a premiação foi realizada por meio de seis eixos temáticos: Educação, Saúde, Meio ambiente, Cultura e Arte, Trabalho e Tecnologia, com um total de 12 projetos premiados com 48 alunos contemplados.

O projeto da acadêmica de extensão e bolsista do PIBEXT, Ariele da Silva, é outro premiado na SAPIENS. Com a parceria das alunas voluntárias Sara de Jesus Simas da Silva Lago e Thalia Braga Costa, sob a orientação da professora Ilma Maria de Oliveira Silva, o projeto “Memória e patrimônio cultural dos povos indígenas Timbira: significando os artefatos e indumentárias pelo discurso dos indígenas”, foi premiado como Destaque no eixo Cultura e Arte.

“Minha experiência no PIBEXT é muito enriquecedora, mesmo vivendo os desafios da pandemia. As vivências que tive com o projeto, dando voz aos povos indígenas, foram de muito aprendizado. Fiquei muito feliz pela premiação e pelo reconhecimento do trabalho, que é um reconhecimento também pela história oral que a gente vem contando dos povos Krikati e Timbira, dando maior visibilidade para as histórias desses povos que são invisibilizados”, ressaltou Ariele.

Atividade do projeto “Memória e patrimônio cultural dos povos indígenas Timbira” no Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira – CPAHT. Foto: Ascom/UEMASUL.

O coordenador de Sustentabilidade e Integração Social, professor Edelblan Conrado, pontua a relevância da SAPIENS para a UEMASUL e a importância da premiação. “A realização da SAPIENS é o momento oportuno para se fazer uma prestação de contas para a sociedade dos investimento que são feitos na instituição, demonstrando o resultado das ações que são desenvolvidas junto à comunidade, sobretudo na área da extensão. Essa premiação é uma forma de reconhecimento ao mérito pelos trabalhos desenvolvidos. A UEMASUL reconhece e agracia os autores, orientadores e voluntários dos trabalhos, que, apesar do momento de pandemia não desanimaram, mas ressignificaram suas metodologias e as formas de fazer pesquisa e extensão, dando continuidade às atividades planejadas”.

Ao todo, os trabalhos de Iniciação Científica foram avaliados por 46 avaliadores, membros dos Comitê Institucional de Pesquisa e Comitê Externo de Pesquisa. Da Extensão foram 14 avaliadores, internos e externos.

Coordenada pela Pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a SAPIENS tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e de Bolsas de Extensão (PIBEXT). 

A produção e promoção da ciência é um compromisso firmado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e têm norteado as políticas de pesquisa e inovação da UEMASUL, ampliando a captação de recursos externos para investimentos em pesquisa, provenientes das principais agências de fomento, como CNPq e FAPEMA.

Em sua terceira edição, a SAPIENS contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e Governo do Estado do Maranhão.


Clique aqui para acessar a lista de todos os projetos premiados na Iniciação Científica.

Clique aqui para acessar a lista de todos os projetos premiados na Extensão.


 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.