SALA DE IMPRENSA

DESTAQUE E MENÇÃO HONROSA

III SAPIENS premia 36 projetos de Extensão e Iniciação Científica

Os trabalhos de Iniciação Científica e de Extensão receberam a premiação de Destaque e Menção Honrosa para cada área de avaliação.


Ascom UEMASUL

128 projetos de Iniciação Científica e de Extensão produzidos pelos acadêmicos bolsistas da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), durante o ciclo 2019/2020, foram apresentados na III Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), que abordou o tema “Desafios e perspectivas de ensino, pesquisa, inovação e extensão em tempos de pandemia”. Ao todo, 36 trabalhos foram premiados nas duas modalidades de premiação definidas pelo Comitê Institucional da SAPIENS para cada área de avaliação: Destaque e Menção Honrosa.

Iniciação Científica

Na Iniciação Científica, os trabalhos foram classificados em 13 áreas seguindo a avaliação da CAPES: Agronomia (Ciências Agrárias); Biodiversidade (Ciências Biológicas); Ciências Biológicas I (Ciências Biológicas); Ciências Biológicas III (Ciências Biológicas); Economia (Ciências Sociais Aplicadas); Engenharia Florestal (Ciências Agrárias); Física (Ciências Exatas e da Terra); Geografia (Ciências Humanas); História (Ciências Humanas); Letras e Literatura (Linguística, Letras e Artes); Linguística (Linguística, Letras e Artes); Medicina Veterinária (Ciências Agrárias); Química (Ciências Exatas e da Terra). Dos 92 trabalhos apresentados, 24 foram premiados.

O projeto da acadêmica de Iniciação Científica e bolsista do PIBIC/CNPq, Luana Silva Carvalho, é um dos premiados da SAPIENS. Sob a orientação da professora Regiane Saturnino Ferreira, a pesquisa intitulada “Inventário de aranhas diurnas em vegetação arbórea-arbustiva na Reserva Extrativista do Ciriaco” foi premiada como Destaque na área de Biodiversidade. “Fiquei muito feliz com a premiação. Todos os trabalhos apresentados durante a SAPIENS foram ótimos. Receber esse tipo de reconhecimento dá um gás para continuar na pesquisa e desenvolver outros trabalhos futuramente”, destacou Luana.

Luana Silva Carvalho, bolsista PIBIC/CNPq no projeto “Inventário de aranhas diurnas em vegetação arbórea-arbustiva na Reserva Extrativista do Ciriaco”. Fotos: Arquivo pessoal.

Para o coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Ronaldo dos Santos Barbosa, a premiação é uma recompensa e um estímulo para novas pesquisas. “Premiar bolsistas e orientadores significa não só o reconhecimento pessoal pelo trabalho que desenvolveram, mas, a recompensa dos esforços de várias pessoas que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa”.

Extensão

Na extensão, a premiação foi realizada por meio de seis eixos temáticos: Educação, Saúde, Meio ambiente, Cultura e Arte, Trabalho e Tecnologia, com um total de 12 projetos premiados com 48 alunos contemplados.

O projeto da acadêmica de extensão e bolsista do PIBEXT, Ariele da Silva, é outro premiado na SAPIENS. Com a parceria das alunas voluntárias Sara de Jesus Simas da Silva Lago e Thalia Braga Costa, sob a orientação da professora Ilma Maria de Oliveira Silva, o projeto “Memória e patrimônio cultural dos povos indígenas Timbira: significando os artefatos e indumentárias pelo discurso dos indígenas”, foi premiado como Destaque no eixo Cultura e Arte.

“Minha experiência no PIBEXT é muito enriquecedora, mesmo vivendo os desafios da pandemia. As vivências que tive com o projeto, dando voz aos povos indígenas, foram de muito aprendizado. Fiquei muito feliz pela premiação e pelo reconhecimento do trabalho, que é um reconhecimento também pela história oral que a gente vem contando dos povos Krikati e Timbira, dando maior visibilidade para as histórias desses povos que são invisibilizados”, ressaltou Ariele.

Atividade do projeto “Memória e patrimônio cultural dos povos indígenas Timbira” no Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira – CPAHT. Foto: Ascom/UEMASUL.

O coordenador de Sustentabilidade e Integração Social, professor Edelblan Conrado, pontua a relevância da SAPIENS para a UEMASUL e a importância da premiação. “A realização da SAPIENS é o momento oportuno para se fazer uma prestação de contas para a sociedade dos investimento que são feitos na instituição, demonstrando o resultado das ações que são desenvolvidas junto à comunidade, sobretudo na área da extensão. Essa premiação é uma forma de reconhecimento ao mérito pelos trabalhos desenvolvidos. A UEMASUL reconhece e agracia os autores, orientadores e voluntários dos trabalhos, que, apesar do momento de pandemia não desanimaram, mas ressignificaram suas metodologias e as formas de fazer pesquisa e extensão, dando continuidade às atividades planejadas”.

Ao todo, os trabalhos de Iniciação Científica foram avaliados por 46 avaliadores, membros dos Comitê Institucional de Pesquisa e Comitê Externo de Pesquisa. Da Extensão foram 14 avaliadores, internos e externos.

Coordenada pela Pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a SAPIENS tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e de Bolsas de Extensão (PIBEXT). 

A produção e promoção da ciência é um compromisso firmado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e têm norteado as políticas de pesquisa e inovação da UEMASUL, ampliando a captação de recursos externos para investimentos em pesquisa, provenientes das principais agências de fomento, como CNPq e FAPEMA.

Em sua terceira edição, a SAPIENS contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e Governo do Estado do Maranhão.


Clique aqui para acessar a lista de todos os projetos premiados na Iniciação Científica.

Clique aqui para acessar a lista de todos os projetos premiados na Extensão.


 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

google FaceBook twitter نحوه انجام بازی انفجار کرش بهترین سایت شرط بندی و پیش بینی فوتبال ایرانی سایت پیش بینی فوتبال معتبر پرشین بت معرفی سایت پیش بینی و شرط بندی فوتبال آدرس جدید سایت شرط بندی بت فوروارد فارسی سایت شرط بندی ولف بت میلاد حاتمی لینک ورود به ادرس جدید سایت abt90 با مدیریت ساشا سبحانی سایت پویان مختاری یا سایت شرط بندی حضرات سایت abt90 ساشا سبحانی میلاد حاتمی سایت بازی انفجار پابلو بت علیشمس سایت hotbet دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین آدرس سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی takbet لینک آدرس جدید سایت شرط بندی wolfbet با مدیریت میلاد حاتمی آدرس سایت شرط بندی جت بت سایت پیش بینی فوتبال بت فا ثبت نام و ورود به سایت چیتا بت از این لینک نیلی افشار لینک سایت حضرات بت پویان مختاری سایت هات بت دنیا جهانبخت لینک سایت سنگین بت حصین ابلیس سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی لیست بهترین سایت های شرط بندی ایرانی به همراه معرفی آن ها hivanews اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی سایت بازی انفجار تتلو tatal bet سایت شرط بندی تتل بت tatalbet سایت شرط بندی امیر تتلو tatalbet