07/10/2021

II Simpósio de Funções Orgânicas: Doenças Crônicas Não Transmissíveis

O evento, que acontece de 04 a 07 de outubro de 2021, contará com seis palestras que serão realizadas de forma remota, e no modo presencial, dois minicursos e uma visita técnica.

Inscrições e programação: ACESSE O SITE DO EVENTO

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realiza, de 04 a 07 de outubro, o II Simpósio de Funções Orgânicas: Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O evento tem como objetivo discutir aspectos das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), perspectivas e ações para redução da morbimortalidade por estas causas.

O evento contará com momentos de socialização de experiências nas dimensões epidemiológica e social e debates sobre a importância da redução dos fatores de risco e da promoção de hábitos saudáveis para a prevenção e controle das DCNT.

O evento é gratuito e aberto para estudantes da área da saúde, com as palestras e minicursos realizados de forma remota, pela plataforma Google Meet. As atividades presenciais serão destinadas apenas aos alunos matriculados no curso de medicina da UEMASUL.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site do evento. A certificação será de 25 horas.

04/10/2021 (segunda-feira)

19:30h às 20:30h – Palestra de Abertura: Glaucoma: A causa de cegueira silenciosa (Médica Oftalmologista Dra. Priscilla Barros Poubel).

05/10/2021 (terça-feira)

14h às 18h – Visita Técnica ao Laboratório Cedro Imperatriz (Presencial – 20 vagas).

19:00 às 20:30 – Palestra: Noções gerais em Diabetes Mellitus (Médica Endocrinopediatra Dra. Mariana Queiroga).

06/10/2021 (quarta-feira)

08h às 09:30h – Palestra: Doenças cardiovasculares (Médico Cardiologista Dr. Pablo Germano).

10h às 11:30h – Palestra: Doenças do Trato Gastrointestinal (Médico gastroenterologista Celielson).

14h às 17h – Curso de Primeiro Socorros (Enfermeiro Esp. Raylson Marcelo Fernandes de Lima).

19h às 20:30h – Palestra: Obesidade (Médica endócrina e Metabologista Dra. Sara Ulhoa).

07/10/2021 (quinta-feira)

14h às 17h – Curso de Eletrocardiograma (Enfermeira Ma. Raquel Machado Borges) (presencial – 20 vagas)

19h às 20:30h – Palestra de Encerramento: Refluxo Gastroesofágico: Conceitos da fisiopatologia e rotas terapêuticas para uma desordem cada vez mais comum do sistema digestivo (Biomédico Dr. Lucas Nicolau).

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: ccs@uemasul.edu.br.