SALA DE IMPRENSA

evento online

II Semana de Letras da UEMASUL abordou o estudo de línguas, literaturas e ensino

Durante a programação foram realizadas atividades como mesas-redondas, oficinas, minicursos, webinários e rodas de conversa.


Ascom UEMASUL

A Roda de Conversa 1 discutiu a importância da língua materna no fortalecimento da identidade dos povos indígenas. Foto: Reprodução/YouTube.

Encerrou nesta sexta-feira (17) a “II Semana de Letras online – Línguas, Literaturas e Ensino: interfaces das pesquisas em Letras” da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O evento, organizado pelos professores e professoras dos cursos de Letras licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas do CCHSTL, campus Açailândia; do CCANL, campus Estreito e Letras licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas e Letras licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas do CCHSL, campus Imperatriz, durou quatro dias, com diversas atividades e participações de convidados de outras universidades do Brasil e do exterior.

A abertura do evento teve início com a apresentação artística da dupla Laura Lise e João Lucas e participação da Gestão Superior da UEMASUL, de diretores de centro, de curso e de professores dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. Em seguida, a conferência “Letramento Crítico, Interculturalidade e Língua Franca” foi realizada pela professora Elisa Borges de Alcântara Alencar (UFNT) e pela professora Suiane Francisca da Silva (SEED/PALMAS).

Com o objetivo de proporcionar a troca de saberes entre os discentes, docentes e pesquisadores, no decorrer da semana foram promovidas discussões de diversos temas relacionados ao estudo de línguas, literaturas e ensino, considerando as pesquisas na área do curso de Letras. Atividades como mesas-redondas, oficinas, minicursos, webinários e rodas de conversa fizeram parte da programação do evento, que contou com certificação de 35 horas para os inscritos. 

A professora Hidenê Alves Severo, uma das coordenadoras do evento, pontuou que a II Semana de Letras foi uma experiência ímpar para todos os participantes. “A programação foi bastante diversificada, o que permitiu contemplar discentes, docentes, pesquisadores e comunidade em geral. Foram compartilhadas experiências, ensinamentos e aprendizados que certamente contribuirão para o crescimento e desenvolvimento dos participantes. Foi um evento muito produtivo e enriquecedor”, explicou.

Realizado de forma remota, o evento teve todas as suas atividades realizadas nas plataformas Google Meet e YouTube. “Não posso deixar de comentar o papel da tecnologia, que foi fundamental nesse evento. Graças a ela foi possível trazer convidados de diferentes partes do país e também do exterior, algo que de forma presencial não seria possível. Além disso, as pessoas puderam participar do evento no conforto de suas casas ou de onde estivessem”, explica a professora Hildenê ao destacar a importância da tecnologia na realização do evento.

Os minicursos trouxeram temáticas como pesquisa de campo na área de letras, elaboração de TCC, literatura indígena e ensino entre outras. Os webinários abordaram a semiótica e os clássicos de língua inglesa, literatura afro-brasileira e o boom literário na América Latina. E nas rodas de conversa, entre diversas temáticas, foram debatidas a importância da língua materna no fortalecimento da identidade dos povos indígenas e as pesquisas em linguística aplicada.

A primeira edição da Semana de Letras Online aconteceu de 22 a 26 de junho de 2020 e cerca de 300 inscritos acompanharam as atividades que foram realizadas nos cinco dias de evento. Nesta segunda edição, a quantidade de inscritos mais que dobrou, com cerca de 800 participantes.

 


Texto: Mari Marconcine e Edigeny Barros
Assessoria de Comunicação UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

google FaceBook twitter نحوه انجام بازی انفجار کرش بهترین سایت شرط بندی و پیش بینی فوتبال ایرانی سایت پیش بینی فوتبال معتبر پرشین بت معرفی سایت پیش بینی و شرط بندی فوتبال آدرس جدید سایت شرط بندی بت فوروارد فارسی سایت شرط بندی ولف بت میلاد حاتمی لینک ورود به ادرس جدید سایت abt90 با مدیریت ساشا سبحانی سایت پویان مختاری یا سایت شرط بندی حضرات سایت abt90 ساشا سبحانی میلاد حاتمی سایت بازی انفجار پابلو بت علیشمس سایت hotbet دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین آدرس سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی takbet لینک آدرس جدید سایت شرط بندی wolfbet با مدیریت میلاد حاتمی آدرس سایت شرط بندی جت بت سایت پیش بینی فوتبال بت فا ثبت نام و ورود به سایت چیتا بت از این لینک نیلی افشار لینک سایت حضرات بت پویان مختاری سایت هات بت دنیا جهانبخت لینک سایت سنگین بت حصین ابلیس سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی لیست بهترین سایت های شرط بندی ایرانی به همراه معرفی آن ها hivanews اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی سایت بازی انفجار تتلو tatal bet سایت شرط بندی تتل بت tatalbet سایت شرط بندی امیر تتلو tatalbet