evento online

II Semana de Letras da UEMASUL abordou o estudo de línguas, literaturas e ensino

Durante a programação foram realizadas atividades como mesas-redondas, oficinas, minicursos, webinários e rodas de conversa.

A Roda de Conversa 1 discutiu a importância da língua materna no fortalecimento da identidade dos povos indígenas. Foto: Reprodução/YouTube.

Encerrou nesta sexta-feira (17) a “II Semana de Letras online – Línguas, Literaturas e Ensino: interfaces das pesquisas em Letras” da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O evento, organizado pelos professores e professoras dos cursos de Letras licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas do CCHSTL, campus Açailândia; do CCANL, campus Estreito e Letras licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas e Letras licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas do CCHSL, campus Imperatriz, durou quatro dias, com diversas atividades e participações de convidados de outras universidades do Brasil e do exterior.

A abertura do evento teve início com a apresentação artística da dupla Laura Lise e João Lucas e participação da Gestão Superior da UEMASUL, de diretores de centro, de curso e de professores dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. Em seguida, a conferência “Letramento Crítico, Interculturalidade e Língua Franca” foi realizada pela professora Elisa Borges de Alcântara Alencar (UFNT) e pela professora Suiane Francisca da Silva (SEED/PALMAS).

Com o objetivo de proporcionar a troca de saberes entre os discentes, docentes e pesquisadores, no decorrer da semana foram promovidas discussões de diversos temas relacionados ao estudo de línguas, literaturas e ensino, considerando as pesquisas na área do curso de Letras. Atividades como mesas-redondas, oficinas, minicursos, webinários e rodas de conversa fizeram parte da programação do evento, que contou com certificação de 35 horas para os inscritos.

A professora Hidenê Alves Severo, uma das coordenadoras do evento, pontuou que a II Semana de Letras foi uma experiência ímpar para todos os participantes. “A programação foi bastante diversificada, o que permitiu contemplar discentes, docentes, pesquisadores e comunidade em geral. Foram compartilhadas experiências, ensinamentos e aprendizados que certamente contribuirão para o crescimento e desenvolvimento dos participantes. Foi um evento muito produtivo e enriquecedor”, explicou.

Realizado de forma remota, o evento teve todas as suas atividades realizadas nas plataformas Google Meet e YouTube. “Não posso deixar de comentar o papel da tecnologia, que foi fundamental nesse evento. Graças a ela foi possível trazer convidados de diferentes partes do país e também do exterior, algo que de forma presencial não seria possível. Além disso, as pessoas puderam participar do evento no conforto de suas casas ou de onde estivessem”, explica a professora Hildenê ao destacar a importância da tecnologia na realização do evento.

Os minicursos trouxeram temáticas como pesquisa de campo na área de letras, elaboração de TCC, literatura indígena e ensino entre outras. Os webinários abordaram a semiótica e os clássicos de língua inglesa, literatura afro-brasileira e o boom literário na América Latina. E nas rodas de conversa, entre diversas temáticas, foram debatidas a importância da língua materna no fortalecimento da identidade dos povos indígenas e as pesquisas em linguística aplicada.

A primeira edição da Semana de Letras Online aconteceu de 22 a 26 de junho de 2020 e cerca de 300 inscritos acompanharam as atividades que foram realizadas nos cinco dias de evento. Nesta segunda edição, a quantidade de inscritos mais que dobrou, com cerca de 800 participantes.

Texto: Mari Marconcine e Edigeny Barros
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.