campus açailândia

II Encontro de Pedagogia da UEMASUL abordou as contribuições de Paulo Freire para a educação

O evento, que também celebrou o centenário de Paulo Freire, contou com a participação de professores da UEMASUL e de outras instituições

Realizado toda de forma remota, o evento contou com transmissão no canal da UEMASUL no YouTube. Foto: Reprodução/YouTube.

“A subversão educativa de Paulo Freire: práticas emancipatórias em tempos de crise” foi o tema do II Encontro de Pedagogia, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, pelo curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia. O evento contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, todos realizados de forma remota.

O evento teve como objetivo promover o debate acerca das proposições filosóficas de Paulo Freire, salientando a relevância de seu legado e suas principais contribuições teórico-políticas para a educação nos cenários nacional e internacional, além de celebrar o centenário deste importante pensador brasileiro.

Durante os dois dias do evento, as palestras contaram com a participação da professora Fernanda dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); professora Herli de Sousa, da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-UFMA); professora Adriana Fernandes Coimbra Marigo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da professora Roseli Rodrigues de Mello, também da UFSCar.

Na solenidade de abertura, participaram a Gestão Superior da UEMASUL, o diretor do CCHSTL, professor Bruno Lucio Meneses Nascimento, e a Presidenta do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE), professora Soraia Raquel, que na ocasião, elogiou o tema escolhido pela comissão organizadora.

“Quando eu vi a temática, eu fiquei refletindo sobre ela. E Paulo Freire foi subversivo no sentido de contestar o status quo. Então essa subversão está presente em toda a vida de Paulo Freire, quando ele se coloca contra essa sociedade desigual […] ele aponta o poder da educação na formação dos sujeitos capazes de fazer a transformação da sociedade, do mundo e de si mesmos”, destacou.

Os minicursos trouxeram temáticas como o protagonismo juvenil por meio dos círculos de cultura, metodologias ativas na perspectiva freiriana, práticas educativas e o sarau Paulo Freire, que teve como tema “A educação proibida”. As apresentações de trabalhos buscaram evidenciar as contribuições pedagógicas de Freire para a educação.

Para o professor Ricardo Gavioli, diretor do curso de Pedagogia e um dos organizadores do evento, o encontro cumpriu plenamente seu objetivo. “Conseguimos promover a reflexão coletiva acerca das proposições teóricas do nosso patrono da educação, proporcionando discussões bastante pertinentes a partir de seu tema gerador: a educação subversiva de Paulo Freire”.

Com um total de 3.544 inscritos do Brasil e de outros países, esta segunda edição foi aberta ao público e transmitida pelo canal da UEMASUL no YouTube, superando todas as expectativas da comissão organizadora, conforme explicou o professor Ricardo.

“Neste II Encontro de Pedagogia, a proposta de realizar o evento de maneira aberta, em função das comemorações do centenário de Paulo Freire, proporcionou ampla projeção da UEMASUL nos cenários nacional e internacional. A evolução do primeiro para o segundo encontro representa um marco importante para o campus Açailândia e, em especial, para o curso de Pedagogia”, finalizou.

A primeira edição do encontro foi realizada em 2020, de forma interna, para os ingressantes da primeira turma do curso de Pedagogia do campus Açailândia.

As palestras de abertura e encerramento do evento estão disponíveis no YouTube. Assista abaixo:

Texto: Paula Pacheco (estagiária) sob supervisão de Fernando Ralfer
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.