SALA DE IMPRENSA

campus açailândia

II Encontro de Pedagogia da UEMASUL abordou as contribuições de Paulo Freire para a educação

O evento, que também celebrou o centenário de Paulo Freire, contou com a participação de professores da UEMASUL e de outras instituições


Ascom UEMASUL

Realizado toda de forma remota, o evento contou com transmissão no canal da UEMASUL no YouTube. Foto: Reprodução/YouTube.

“A subversão educativa de Paulo Freire: práticas emancipatórias em tempos de crise” foi o tema do II Encontro de Pedagogia, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, pelo curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia. O evento contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, todos realizados de forma remota.

O evento teve como objetivo promover o debate acerca das proposições filosóficas de Paulo Freire, salientando a relevância de seu legado e suas principais contribuições teórico-políticas para a educação nos cenários nacional e internacional, além de celebrar o centenário deste importante pensador brasileiro.

Durante os dois dias do evento, as palestras contaram com a participação da professora Fernanda dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); professora Herli de Sousa, da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-UFMA); professora Adriana Fernandes Coimbra Marigo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da professora Roseli Rodrigues de Mello, também da UFSCar.

Na solenidade de abertura, participaram a Gestão Superior da UEMASUL, o diretor do CCHSTL, professor Bruno Lucio Meneses Nascimento, e a Presidenta do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE), professora Soraia Raquel, que na ocasião, elogiou o tema escolhido pela comissão organizadora.

“Quando eu vi a temática, eu fiquei refletindo sobre ela. E Paulo Freire foi subversivo no sentido de contestar o status quo. Então essa subversão está presente em toda a vida de Paulo Freire, quando ele se coloca contra essa sociedade desigual […] ele aponta o poder da educação na formação dos sujeitos capazes de fazer a transformação da sociedade, do mundo e de si mesmos”, destacou.

Os minicursos trouxeram temáticas como o protagonismo juvenil por meio dos círculos de cultura, metodologias ativas na perspectiva freiriana, práticas educativas e o sarau Paulo Freire, que teve como tema “A educação proibida”. As apresentações de trabalhos buscaram evidenciar as contribuições pedagógicas de Freire para a educação.

Para o professor Ricardo Gavioli, diretor do curso de Pedagogia e um dos organizadores do evento, o encontro cumpriu plenamente seu objetivo. “Conseguimos promover a reflexão coletiva acerca das proposições teóricas do nosso patrono da educação, proporcionando discussões bastante pertinentes a partir de seu tema gerador: a educação subversiva de Paulo Freire”.

Com um total de 3.544 inscritos do Brasil e de outros países, esta segunda edição foi aberta ao público e transmitida pelo canal da UEMASUL no YouTube, superando todas as expectativas da comissão organizadora, conforme explicou o professor Ricardo.

“Neste II Encontro de Pedagogia, a proposta de realizar o evento de maneira aberta, em função das comemorações do centenário de Paulo Freire, proporcionou ampla projeção da UEMASUL nos cenários nacional e internacional. A evolução do primeiro para o segundo encontro representa um marco importante para o campus Açailândia e, em especial, para o curso de Pedagogia”, finalizou.

A primeira edição do encontro foi realizada em 2020, de forma interna, para os ingressantes da primeira turma do curso de Pedagogia do campus Açailândia.

As palestras de abertura e encerramento do evento estão disponíveis no YouTube. Assista abaixo:

 


Texto: Paula Pacheco (estagiária) sob supervisão de Fernando Ralfer
Assessoria de Comunicação UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

google FaceBook twitter نحوه انجام بازی انفجار کرش بهترین سایت شرط بندی و پیش بینی فوتبال ایرانی سایت پیش بینی فوتبال معتبر پرشین بت معرفی سایت پیش بینی و شرط بندی فوتبال آدرس جدید سایت شرط بندی بت فوروارد فارسی سایت شرط بندی ولف بت میلاد حاتمی لینک ورود به ادرس جدید سایت abt90 با مدیریت ساشا سبحانی سایت پویان مختاری یا سایت شرط بندی حضرات سایت abt90 ساشا سبحانی میلاد حاتمی سایت بازی انفجار پابلو بت علیشمس سایت hotbet دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین آدرس سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی takbet لینک آدرس جدید سایت شرط بندی wolfbet با مدیریت میلاد حاتمی آدرس سایت شرط بندی جت بت سایت پیش بینی فوتبال بت فا ثبت نام و ورود به سایت چیتا بت از این لینک نیلی افشار لینک سایت حضرات بت پویان مختاری سایت هات بت دنیا جهانبخت لینک سایت سنگین بت حصین ابلیس سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی لیست بهترین سایت های شرط بندی ایرانی به همراه معرفی آن ها hivanews اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی سایت بازی انفجار تتلو tatal bet سایت شرط بندی تتل بت tatalbet سایت شرط بندی امیر تتلو tatalbet