29/09/2021

II Encontro de Pedagogia: A subversão educativa de Paulo Freire – Práticas emancipatórias em tempos de crise

Inscrições e programação: ACESSE O SITE DO EVENTO

O curso de Pedagogia, do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL/Campus Açailândia), da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), irá promover, nos dias 28 e 29 de setembro o II Encontro de Pedagogia, com o tema: “A subversão educativa de Paulo Freire – Práticas emancipatórias em tempos de crise”. As inscrições gerais poderão ser realizadas até o dia 25 de setembro, de forma gratuita, no site do evento. Acesse aqui e confira.

A programação conta com palestras de professores da UEMASUL e de outras universidades, além de minicursos, apresentações de trabalhos e outros. As transmissões serão realizadas no canal da UEMASUL no YouTube e via Google Meet. O evento tem certificação de 20 horas.

Em comemoração ao centenário de Paulo Freire, o encontro tem como finalidade promover o debate acerca das proposições filosóficas deste importante pensador brasileiro, salientando a relevância de seu legado e suas principais contribuições teórico-políticas no que se refere à educação no cenário nacional e internacional.

Palestrantes e convidados

Professora Dra. Camila Perez da Silva (UEMASUL – Campus Imperatriz);
Professor Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento (UEMASUL – Campus Açailândia);
Professora Dra. Adriana Fernandes Coimbra Marigo (Universidade Federal de São Carlos/UFSCar);
Professora Dra. Fernanda dos Santos Paulo (Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC);
Professora Dra. Herli de Sousa Carvalho (Universidade Federal do Maranhão/UFMA);
Professora Dra. Roseli Rodrigues de Mello (Universidade Federal de São Carlos/UFSCar);
Professora Dra. Elizabeth Nunes Fernandes (Magnífica Reitora da UEMASUL);
Professora Ma. Soraia Raquel Alves da Silva – Presidenta do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE);
Professora Dra. Regina Célia Costa Lima (PROGESA – UEMASUL);
Professor Dr. Ricardo Costa de Sousa (Universidade Federal de Rondônia/UNIR);
Professor Me. Ricardo Gavioli de Oliveira (UEMASUL);
Professora Ma. Rosimar Locatteli (UEMASUL).

19h às 22h – Palestra de abertura

9h às 12h – Apresentação de trabalhos;
15h às 17h – Minicurso: Incentivando o protagonismo juvenil por meio dos Círculos de Cultura;
15h às 17h – Minicurso: Metodologias Ativas na perspectiva freiriana;
15h às 17h – Minicurso: Práticas educativas para o esperançar;
15h às 17h – Sarau Paulo Freire: “A educação proibida”;
19h às 22h – Palestra de Encerramento.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site do evento e pelo e-mail: ricardo.oliveira@uemasul.edu.br.