12/12/2023

I Fórum socioambiental – Educação para um mundo sustentável

Durante dois dias, os participantes do Fórum irão discutir temas relevantes relacionados ao meio ambiente.

O Fórum Socioambiental “Educação para um mundo sustentável” tem o objetivo principal de promover diálogos entre setores públicos, instituições privadas e terceiro setor sobre as questões ambientais, além de fomentar a socialização de estudos realizados que possam apontar as soluções para os problemas ambientais da região.  Durante dois dias, os participantes do Fórum irão discutir temas relevantes relacionados ao meio ambiente por meio de estudos, conferências, mesas-redondas, oficinas, comunicação oral e em pôster, exposição em stands e relatos de experiências.

Dia 12/12 (terça-feira)

8h |  Credenciamento

9h | Solenidade de abertura

10h | Mesa-redonda: Bioeconomia inclusiva na Amazônia

12h às 14h | Intervalo

14h | Mesa-redonda: O cerrado, seu potencial, desafios e ameaças. Avaliação de plantas nativas do cerrado maranhense com potencial fitorremediador de solos contaminados por metais pesados.

15h | Lançamento do livro “Ciências ambientais no ecótono Amazônia-cerrado maranhense.”

15h30 | Mesa-redonda: UMA (Universidade da Maturidade/UFT): aprendizagem intergeracional, povos indígenas, meio ambiente e uma educação para o bem viver.

16h30 às 17h | Intervalo

17h | Roda de conversa: Educação popular em acampamento sem-terra, alfabetização de jovens, adultos, idosos e a formação política para o plantar e o bem viver no campo.

18h | Mesa-redonda: A indústria e o comércio e a sustentabilidade socioambiental.

18h30 | Apresentações dos trabalhos pela Plataforma Google Meet.

Dia 13 (quarta-feira)

8h | Apresentação das experiências exitosas do Centro Cultural Tatajuba.

9h | Mesa-redonda: A construção de saberes agroecológicos na educação básica.

10h às 10h30| Intervalo

10:30h às 11:30h | Roda de conversa: Reserva extrativista do Ciriaco , Maranhão, Brasil – potenciais de flora e entomofauna

12h às 14h | Intervalo

14h | Mesa-redonda: Saneamento ambiental e a segurança hídrica na região Tocantina

15h | Mesa-redonda: Tecnologias de monitoramento para o meio ambiente.

16h30 | Apresentação cultural

17h | Mesa-redonda: O direito por uma educação para um mundo sustentável