22/03/2022

I Encontro Maranhense de Engenharia Civil – I EMAEC

O evento irá fomentar a produção científica nas áreas de atuação do Engenheiro Civil e estreitar o contato com empresas que implantam boas práticas de gerenciamento, execução e desenvolvimento de novas tecnologias.

Inscrições e programação: ACESSE O SITE DO EVENTO

O curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), irá promover, de 22 a 24 de março de 2022, o I Encontro Maranhense de Engenharia Civil (I EMAEC). As inscrições poderão ser realizadas no site do evento até o dia 14 de março. Clique aqui e confira as modalidades e valores disponíveis.

O evento tem como objetivo fomentar a produção científica inerente às áreas de atuação do Engenheiro Civil; estreitar o contato com empresas que implantam boas práticas de gerenciamento, execução e desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito da Engenharia Civil; difundir e debater temáticas que envolvam técnicas, tecnologias, políticas gerenciais e desafios da área e domínio das competências do Engenheiro Civil e a promoção do curso e da UEMASUL no panorama regional e nacional.

Programação

A programação conta com palestras de professores da UEMASUL e de outras universidades, além de minicursos, apresentações de trabalhos e outros. As transmissões serão realizadas no canal da UEMASUL no YouTube e via Google Meet. O evento tem certificação de 30 horas.

Durante todo o evento, serão disponibilizados espaços de divulgação para as empresas patrocinadoras do I EMAEC. No final do terceiro dia, durante a cerimônia de encerramento, serão escolhidos os dois melhores trabalhos de cada área, sendo a premiação composta certificado e indicação para publicação em um periódico científico.

Dia 22/03/2022

09h – Cerimônia de Abertura
10h – Palestra: Logística de Transporte (Prof. Dr. José Matsuo Shimoishi – UNB)
13h – Palestra: Mobilidade Urbana (Fabiana Arruda)
14h30 – Palestra: Pelos trilhos da EFC – Conhecendo a Estrada de Ferro (Glaulen Richardson Barros de Carvalho – Vale)

Google Meet

16h – Sessão pôster / minicursos

Dia 23/03/2022

08h – Palestra
Ita Construtora: Estruturas de Madeira Laminada Colada (Luciano Aguiar)
09h30 – Espaço divulgação de cases de sucesso + Cerimônia das árvores das turmas
10h – Palestra
Teste de carga em pontes rodoviárias da Rod. Transamazônica (Prof. Aarão Ferreira Lima Neto – UFPA)
13h – Palestra
Aplicação dos conceitos da indústria 4.0 na construção civil (Prof. Luiz Maurício Furtado Maués – UFPA)

Google Meet
14h30 – Sessão pôster / minicursos

17h30 – Mesa-redonda: Os desafios das Empresas Júnior de Engenharia Civil do Estado do
Maranhão

Dia 24/03/2022

08h – Palestra
Processo de Segurança de Barragens aplicado a UHE Tucuruí (André Nogueira – Eletronorte)
09h30 – Espaço de divulgação
10h – Palestra
Estudo de erodibilidade de Solos em borda de reservatório (Márcia Mascarenha – UFG)
13h – Palestra
A inovação com base na ciência como forma de agregar valor ao mercado (Vitor Faro – UFPR)
14h30 – Palestra
Operação hidráulica do reservatório da UHE Estreito (Camila Costa de Oliveira – Consórcio Estreito Energia)
16h – Sessão pôster / minicursos
17h30 – Cerimônia de Encerramento com premiação de trabalhos

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas por meio do site do evento e pelo e-mail: joao.dias@uemasul.edu.br.