I encontro de Administração

I Encontro Integrado de Administração do Maranhão discute sobre desafios da profissão

Durante dois dias, o evento promoveu debates importantes sobre os desafios das empresas e dos administradores durante e pós pandemia, como riscos operacionais, aumento de custos, entre outros problemas.

O evento abordou temas relacionados à empreendedorismo, rotinas de trabalho e desafios no cenário atual. Foto: Ilustrativa/Internet.

Encerrou na última quarta-feira (09), o I Encontro Integrado de Administração do Maranhão para acadêmicos e administradores, promovido pelo curso de bacharelado em Administração da UEMASUL, campus Imperatriz e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Buriticupu, para homenagear os profissionais da área, com as parcerias de algumas instituições públicas e privadas do Estado do Maranhão: IFMA, UNDB, UNIP/UNIPLAN, SENAC/MA, PITÁGORAS, UNITINS, CRA/MA e FAVALE.

Com o tema: “Os desafios da administração frente ao novo cenário das organizações”, o evento  promoveu  debates importantes sobre os desafios das empresas e dos administradores enfrentados durante a pandemia e os possíveis obstáculos no pós-pandemia, como riscos operacionais, aumento de custos, entre outros.

De acordo com o diretor do curso de Administração da UEMASUL, campus Imperatriz, professor Thiago Sousa Silva, a profissão do administrador continua sendo de extrema importância para a sociedade. “Hoje, o nosso curso de Administração está entre os melhores do Estado do Maranhão com conceito 4 na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Somos um curso que entrega para a sociedade profissionais qualificados e que farão a diferença no mercado. Além disso, a profissão do Administrador nunca foi tão necessária. A pandemia da COVID-19 alterou o cenário das organizações e modificou rotinas e processos, cabe a nós, mantermos a sustentabilidade das organizações cotidianamente em momentos de crise ou não”, afirmou.

Foram dois dias de palestras e mesa-redonda com temas relevantes e atuais desenvolvidos pelos convidados como: Os desafios dos recursos humanos para a contratação de pessoal pós-pandemia, Experiência do cliente no novo normal, entre outros. Entre acadêmicos e profissionais, foram 1.341 pessoas inscritas, alguns de outros estados. A transmissão ao vivo pelas plataformas virtuais da UEMASUL e do IFMA teve ampla participação, além dos inscritos.

O acadêmico Flávio Luís Costa Sousa está no 1° período de Administração, na UEMASUL, e conta que foi surpreendido pelos temas abordados. “O encontro, em sua abertura me surpreendeu, principalmente pelos assuntos abordados de maneira ímpar e clara de como o administrador deve agir e como agir nesse período de pandemia. Saber que a nossa profissão enquanto administrador é para a melhora ou ruína de uma organização nos desafia a evoluir, buscando as ferramentas necessárias”.

Para o coordenador do curso de Administração do IFMA, campus Buriticupu, professor Hugo Barros Silva, o I Encontro Integrado de Administração do Maranhão evento é histórico. “O evento é histórico e marca a união de grandes instituições de ensino, pesquisa e extensão do Estado do Maranhão, sob coordenação da UEMASUL e IFMA. O evento discutiu a nova realidade das organizações no novo cenário que a pandemia do Covid-19 trouxe para o mundo, com grandes reflexos nos negócios. Poder comemorar o dia do Administrador contribuindo com uma discussão de tão grande valia é sem dúvidas uma alegria imensa para todos nós”, finalizou.

O dia da administradora e do administrador é comemorado em 09 de setembro e foi marcado pelo encerramento do I Encontro Integrado de Administração do Maranhão.