29/10/2021

I Ciclo de Palestras de Teoria da Probabilidade

O evento, que acontece nos dias 25, 27 e 29 de outubro de 2021, será realizado de forma remota e contará com três palestras.

Inscrições e programação: ACESSE O SITE DO EVENTO

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promove, por meio do Laboratório de Informática do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, nos dias 25, 27 e 29 de outubro de 2021, o I Ciclo de Palestras de Teoria da Probabilidade.

O evento tem como objetivo incentivar o interesse em pesquisa científica em probabilidade aplicada à engenharia civil e áreas afins, buscando aproximar a comunidade acadêmica de palestrantes influentes na pesquisa do Brasil e do mundo, com abordagens atuais.

Inscrições

As vagas são limitadas a 200 pessoas e as inscrições são gratuitas, e podem ser feitas no site do evento. A certificação será de 15 horas.

25 de outubro (segunda-feira)

14h – Abertura: Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento – Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL)

14h30h: Palestra: Tratamento estatístico para avalanches como percolações dirigidas – Prof. Dr. Raimundo Nonato Carneiro de Souza

27 de outubro (quarta-feira)

14h30 – Palestra: Uma introdução matemática à percolação – Prof. Dr. Marcelo Richard Hilário

Imagine que uma rocha porosa seja imersa em um recipiente com água e suponha que a água possa fluir a partir da superfície através dos poros da rocha. Será que o centro da rocha vai se molhar? Essa pergunta, aparentemente simples, nos leva a um problema matemático fascinante chamado percolação. Modelamos a rocha como sendo uma rede regular de poros ligados por canais. Para modelar a aleatoriedade desse material, declaramos cada canal como aberto ou fechado independentemente com probabilidade p ou 1-p, respectivamente. O parâmetro p pode ser entendido como a densidade de canais abertos pelos quais a água pode fluir. A pergunta original pode então ser reformulada em termos da existência de caminhos ligando a superfície da rocha ao seu centro. Nessa palestra vamos discutir as principais perguntas teóricas que podem ser feitas sobre o tema e mostrar como técnicas de probabilidade podem ser usadas para respondê-las. Também discutiremos aplicações em outros ramos da ciência, tais como epidemiologia, assim como a estabilidade de redes elétricas e de comunicação.

29 de outubro (sexta-feira)

14h30 – Palestra: Uma introdução matemática à percolação – Prof. Dr. Augusto Quadros Teixeira

Passeios Aleatórios se refere a uma família de modelos, primeiramente estudados em Teoria de Probabilidade, mas que desde então têm sido
aplicados em uma vasta gama de áreas do conhecimento. Desde a análise do preço de ativos na bolsa de valores, passando por ecologia, nanotecnologia e o algoritmo PageRank que deu início ao Google, as aplicações de passeios aleatórios parecem sempre nos surpreender. Nessa palestra nós introduziremos o modelo do Passeio Aleatório Simples, mostrando algumas de suas propriedades mais básicas e mencionando algumas características um tanto mais surpreendentes. Posteriormente iremos discutir de maneira mais informal algumas das aplicações mais interessantes desse modelo, na tentativa de atrair o interesse de jovens estudantes para essa área.

Mais informações

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: labinfor.cchstl@uemasul.edu.br