Governo do Estado destina área de 65 mil m² para UEMASUL

O novo centro vai abrigar de início o curso de Medicina da UEMASUL, que contará futuramente com os cursos de Farmácia e Saúde Coletiva.

Secretários de Estado de Infraestrutura Clayton Noleto e de Saúde Carlos Lula, acompanhados da Reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

O investimento do Governo Estadual gera emprego, renda e contribui para melhorar a saúde e educação da região. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL

Os secretários de Estado de Infraestrutura Clayton Noleto e de Saúde Carlos Lula, acompanhados da Reitora Elizabeth Nunes Fernandes vistoriaram a área destinada às construções do hospital público Socorrão e do Centro de Ciências da Saúde da UEMASUL.

O governador Flávio Dino assinou no último dia 06, o Decreto que desapropria as áreas destinadas às construções. A desapropriação é o ato pelo qual o Poder Público, em razão de uma necessidade ou utilidade pública, ou ainda diante do interesse social, mediante indenização, retira alguém de sua propriedade.

O Centro de Ciências da Saúde vai abrigar de início o curso de Medicina da UEMASUL, que contará futuramente com os cursos de Farmácia e Saúde Coletiva. Além de todos os avanços alcançados pela universidade nos últimos anos, a implantação do curso de Medicina vai transformar a realidade do ensino superior de Imperatriz e região.

Para a Reitora da UEMASUL Elizabeth Nunes Fernandes, o ato de assinatura do decreto pelo Governador tem importância histórica para região Tocantina.

“As construções do hospital Socorrão e do Centro de Ciências da Saúde são dois importantes investimentos que contribuirão para melhorias na saúde e educação da população. O novo centro promoverá a expansão universitária, com a efetivação de cursos na área da saúde, a exemplo do curso de Medicina, ainda não existentes na UEMASUL, oportunizando o acesso à educação superior pública e de qualidade. São ações que contribuem para o avanço do desenvolvimento regional”.

As equipes técnicas também estiveram no local verificando as condições do terreno, para, logo em seguida acontecer a etapa dos processos de licitação das construções, que, segundo o secretário Clayton Noleto devem ser iniciadas ainda este ano. “O investimento é de aproximadamente 150 milhões de reais na parte de construção, depois tem a parte de equipamento e montagem. Um equipamento dessa natureza gera muito emprego e renda. Temos visto ano após ano o surgimento de novas escolas profissionalizantes na área da saúde e isso visa também atender essa demanda”.

O hospital Socorrão será um hospital de urgência e emergência que irá atender toda a região Tocantina. “São 300 leitos de enfermaria, e 100 de UTI. A cidade de Imperatriz terá o maior hospital do interior do nordeste, e com isso, cumprimos a promessa do governador Flávio Dino, de construir dois grandes socorrões, um em São Luís, que já foi iniciado e um em Imperatriz. Teremos assim, um complexo de saúde, também com a construção do Centro de Ciências da Saúde da UEMASUL, informou o secretário Carlos Lula.