planejamento

Gestão superior promove reuniões de avaliação nos campi e centros da UEMASUL

Foram apresentados resultados, planejamentos e orientações para o ano de 2023.

As reuniões contemplaram todos os centros de ensino da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL

A gestão superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) iniciou o ano de 2023 promovendo reuniões em seus campi e centros. Ao todo, foram realizadas cinco reuniões entre os dias 10 e 13 de janeiro. Três delas envolveram a discussão e o planejamento de avaliações externas pelas quais a universidade passou e passará neste ano. Na abertura dos encontros, realizada no Campus I, foram apresentados, pela  Ouvidoria da UEMASUL, os resultados das ações de 2022 e o planejamento da Ouvidoria para o ano de 2023.

Participaram das reuniões, a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, a vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco de Lima; a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), professora Márcia Suany Dias Cavalcante e o pró-reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD), professor José Sérgio de Jesus Salles; além de representantes da Coordenadoria de Avaliação Institucional (CAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPP) e dos centros de ensino.

Nos encontros foram apresentados e discutidos os resultados do recredenciamento da UEMASUL, processo que aconteceu em 2022 e habilitou a instituição por mais 5 anos. A avaliação externa realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) aplicou à instituição o conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Com base no relatório do CEE, a gestão superior busca melhorias, apresentando e discutindo ações a serem adotadas.

As reuniões foram utilizadas também para orientar os diretores de cursos, que passarão por avaliação este ano. “A UEMASUL vem em uma sequência de grande desenvolvimento e expansão. Estes resultados são fruto de organização e muito trabalho, que nós construímos assim, dialogando com todos, discutindo ideias e agora analisando também relatórios de avaliação externa, para identificarmos nossos pontos fracos e potenciais. Por estes e outros fatores iniciamos o ano nos reunindo com diversos setores da universidade, para melhorarmos nosso planejamento de ações”, disse a reitora, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.

A pauta da reunião foi voltada também para a administração da instituição. Em reunião com o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e diretores dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, a reitora e o pró-reitor Sérgio ouviram as demandas e prioridades do centro de ensino e atualizaram sobre andamento dos processos protocolados junto ao governo do Estado para melhoria das condições estruturais do CCA.