programa de residência

FAPEMA lança Edital do Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias

O programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias oferta 100 vagas, com duração de um ano e carga horária de 1.920 horas.

Acadêmicos do curso de Engenharia Florestal durante uma aula de campo em plantação de eucaliptos. Foto: Arquivo/Ascom.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou, no dia 28 de julho, o Edital FAPEMA/SAGRIMA/UEMA E UEMASUL nº 016/2021 do Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias, destinado a profissionais egressos nas áreas de Agronomia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, formados, no máximo, há dois anos em instituições de ensino superior do estado do Maranhão. O edital segue aberto até o dia 27 de agosto, que é a data limite para submissão das propostas online, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico de solicitação disponível na página da FAPEMA.

O Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias irá proporcionar aos profissionais um período de treinamento prático, orientado e supervisionado, no qual o residente será inserido no ambiente real de trabalho, oportunizando o ingresso no mercado de trabalho, unindo teoria e prática, contribuindo para que ele possa estabelecer e fortalecer suas redes de relacionamento profissional. O Convênio  foi  celebrado  entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (SAGRIMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), no dia 20 de julho, no Palácio dos Leões, na capital, São Luís.

O Programa é coordenado pela SAGRIMA, com o apoio Acadêmico e Científico da UEMA e da UEMASUL, e a  seleção dos candidatos será realizada pela FAPEMA. Estão sendo ofertadas 100 vagas, distribuídas da seguinte forma: 35 vagas para formados em Agronomia ou Engenharia Agronômica, 10 vagas para formados em Engenharia Florestal, 10 vagas para formados em Engenharia de Pesca, 35 vagas para formados em Medicina Veterinária e 10 vagas para formados em Zootecnia, com a orientação dos professores da UEMA e da UEMASUL.

A residência terá duração de um ano, com carga horária de 1.920 horas, das quais 90% são destinadas à treinamento prático profissional supervisionado e 10% ao aprofundamento teórico, por meio de seminários e discussões técnicas, em regime de 40 horas semanais. Os residentes contarão, ainda, com uma bolsa mensal de dois mil reais.