SALA DE IMPRENSA

12/04/2022

Exposição étnica Tenetehara

A exposição étnica Tenetehara estará aberta para visitação no pátio da universidade durante todo o mês de abril, como forma de celebração aos povos indígenas.


Ascom UEMASUL

A exposição étnica Tenetehara, organizada pelo Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) estará disponível para visitação no pátio da Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), a partir do dia 12 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A exposição ficará até o final de abril, tendo como um dos objetivos, desmistificar a data civil alusiva ao “dia do índio”. A exposição irá apresentar a diversidade dos povos indígenas do Sul do Maranhão. Serão expostas fotografias, artefatos de uso cotidiano e simbólicos, como adornos da festa da Menina moça, festa dos Rapazes e festa do Mel. Essa é a primeira exposição do povo Guajajara- Tenetehara a ser realizada pela instituição.

O CPAHT é um espaço destinado à pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da Região Sul Maranhense. Fruto de estudos e pesquisas, consolidados pelo Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o museu tem o objetivo de incentivar e apoiar a produção e a difusão de conhecimentos nas áreas de Etnologia, Arqueologia, Educação Patrimonial e Cultura Popular.

O museu fica localizado ao lado do prédio da UEMASUL, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 18 horas. As visitas guiadas em grupos podem ser agendadas pelo e-mail: cpah.timbira@uemasul.edu.br ou pela conta do museu no Instagram: @museu_cpaht


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.