ENSINO

FAQ – Perguntas Frequentes sobre o Ensino Emergencial Remoto


O início do Período Letivo 2020.1 de aulas remotas da UEMASUL se aproxima. Pensando nisso, preparamos um tira-dúvidas, uma FAQ, com perguntas e respostas, para que você, aluno da UEMASUL, saiba como este novo formato de aulas irá funcionar.

Quem tem direito a receber o SIM CARD (chip)?

Todos os alunos têm direito a receber o chip para ser utilizado no ensino remoto emergencial! Tem chip para todos e todas! Os chips de 30GB são destinados aos alunos em geral, e os chips de 50GB são destinados aos alunos que se enquadrem em uma das seguintes situações: deficiente físico; indígena; quilombola; ter participado ou estar participando em 2020 de algum programa de bolsa (ou voluntário) em 2020 – PIBIC, PIBEXT, BP, PIBID, RP, PIDTI; pai ou mãe solteira; ou estar em vulnerabilidade socioeconômica. Clique aqui para acessar o edital e faça sua inscrição.

   Criamos uma página que traz um passo a passo de como você pode fazer a solicitação. Acesse!
 

Fiz minha matrícula no semestre 2020.1 lá no início do ano. Preciso fazer nova matrícula para o ensino remoto emergencial?

Sim! Todas as matrículas de alunos veteranos e dos calouros deverão ser refeitas em função do novo Calendário Acadêmico. Para o semestre 2020.1, o período de matrículas será de 24 a 31 de agosto. Os veteranos deverão fazê-la de forma online, no SIGAA. E os calouros do 2020.1 terão suas matrículas feitas automaticamente pela UEMASUL.

No Calendário Acadêmico você encontra todas as datas, incluindo as de matrícula, reajuste de matrícula, período de readmissão entre outras.


Como funcionará o semestre letivo de 2020.1?

Será executado totalmente com ensino remoto emergencial! Iniciará no dia 14 de setembro e se estenderá até o dia 23 de dezembro. As disciplinas (componentes curriculares) serão ofertadas em dois blocos. Cada um com duração de seis semanas, tendo duas aulas por dia de cada disciplina.  Os cursos ofertarão para cada período, no máximo, seis disciplinas divididas nos dois blocos. Por exemplo: caso a oferta seja de cinco disciplinas, poderão ser ministradas três no primeiro bloco, e as outras duas no segundo bloco. No ato da matrícula você já saberá quais as disciplinas disponíveis e em qual bloco estará sendo ofertada.


As aulas todas serão realizadas por videoconferência, com professor e alunos online, ou vou poder assistir às aulas em horários diferentes?

Cada disciplina terá aulas síncronas e assíncronas: síncronas – em tempo real, por meio de plataformas de videoconferência, com interação entre professor e aluno; e assíncronas – o professor poderá gravar um vídeo e disponibilizar para turma, e ainda aluno receberá materiais de referência e atividades, orientadas pelo professor, como trabalhos, leituras, pesquisas, resenhas, produção de artigos, dentre outras.

As aulas síncronas poderão ser gravadas e disponibilizadas para serem assistidas posteriormente, no entanto, esta é uma decisão que cabe ao professor.


Vou poder cursar disciplinas em outros turnos ou cursos?

Sim, você pode cursar disciplina em outro turno ou curso que esteja disponível para você no ato da matrícula, e desde que não haja choque de horários entre as disciplinas! Porém, recomendamos que haja uma avaliação cuidadosa, de modo a evitar a sobrecarga de atividades para você no ensino remoto.


Posso deixar de fazer um ou os dois semestres do ensino remoto emergencial?

Os semestres 2020.1 e 2020.2 são regulares, ou seja, você deve realizar a sua matrícula normalmente. Depois de começar a cursar os períodos, caso necessite, você poderá solicitar o trancamento de alguma disciplina ou de todo o período, a qualquer momento, via e-mail para a Secretaria Acadêmica, apresentando justificativa.


Se eu trancar alguma das disciplinas em que me matriculei, ou não cursar o semestre letivo todo, o que acontece?

Após realizar a matrícula, se você decidir trancar alguma disciplina isolada ou mesmo todas as disciplinas do semestre, tanto o 2020.1 como o 2020.2, esse trancamento não será computado no limite máximo de semestres para integralização do seu curso. No entanto, você deverá aguardar nova oferta das disciplinas, em semestres futuros, para poder cursá-las.


Como vou realizar as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) ou as AC (Atividades Complementares), já que não haverá atividade presencial?

A orientação é que os alunos participem de atividades online, como lives, webinários, simpósios, entre outras, para acumularem a carga horária necessária para comprovar as AACC ou as AC. Os eventos podem ser aqueles promovidos pela UEMASUL ou por outras instituições, mas precisam, obviamente, emitir certificado de participação.


Quem se matriculou em TCC, apresentará obrigatoriamente neste ano? É necessário fazer nova matrícula?

Sim! Se você se matriculou em TCC lá no início do ano precisa novamente se matricular. As orientações de TCC podem ser feitas de forma remota, contínua, cabendo ao aluno, em diálogo com seu orientador, escolher a melhor forma de trabalho.


Como fica o Estágio Supervisionado do meu Curso para o semestre 2020.1?

Os estágios curriculares supervisionados têm caráter teórico e prático, o que demanda várias e distintas atividades presenciais. Os Cursos de Licenciatura, por exemplo, necessitam que os diferentes níveis de ensino da Educação Básica pública estejam funcionando normalmente. No momento, cada Curso, de forma autônoma, está discutindo no seu Colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE), as possibilidades e necessidades da oferta. Assim, no ato da matrícula, cada Curso terá disponibilizado, ou não, o componente curricular Estágio Supervisionado para o aluno.


Eu vou poder usar a biblioteca?

Sim! Porém, o funcionamento da biblioteca não está autorizado, neste momento, para o público em geral. Ela irá funcionar somente para os alunos da instituição, com agendamento prévio e horários reduzidos, seguindo todos os protocolos sanitários. A orientação é que os alunos utilizem prioritariamente a Biblioteca Virtual disponibilizada pela UEMASUL e outras fontes em meio digital indicadas/disponibilizadas pelo professor no Plano de Ensino e no SIGAA.


Não tenho equipamento para assistir as aulas remotas. Vou poder usar os Laboratórios de Informática da UEMASUL?

Devido ao espaço e número de laboratório por campus, a utilização será prioritária e exclusiva para estudantes que não possuem computador ou celular. A utilização dos Laboratórios de Informática será organizada pelos Diretores de Centro e pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), e seguirá agendamento prévio, com horários reduzidos e seguindo todos os protocolos sanitários.


Quando inicia o semestre letivo 2020.2? Quando será a matrícula?

O semestre iniciará em 04 de janeiro e irá até o dia 17 de abril. As matrículas dos calouros serão feitas de forma presencial, no período de 16 a 20 de novembro. E para os veteranos, o período de matrículas será de 17 a 23 de dezembro de 2020. Será lançado Edital com todas as informações convocando-os para a matrícula.

Ficou alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco: progesa@uemasul.edu.br.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.