ENADE 2021

Enade 2021: saiba se você está inscrito (a) para fazer o exame

É obrigatório responder o Questionário do Estudante, que tem como objetivo coletar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos alunos e alunas concluintes. Foto: Reprodução/PEXELS.

Os discentes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 tem até o dia 13 de novembro para responder o Questionário do Estudante no Sistema Enade. O exame será aplicado no dia 14 de novembro, com local e horário definidos pelo INEP. Clique aqui e saiba se você está inscrito (a) para participar do Enade 2021.

Nesta edição, dez cursos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) participarão, sendo eles: Ciências Biológicas; Física (CCENT); Geografia (CCHSL); História (CCHSL); Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (CCHSTL); Letras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas (CCHSL); Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (CCHSL); Pedagogia (CCHSL); Química (CCENT) e Matemática (CCENT).

Questionário do Estudante

É obrigatório responder o Questionário do Estudante, que tem como objetivo coletar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos alunos e alunas concluintes, sendo um dos itens verificados pelo INEP para a atribuição de regularidade ao estudante. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por Ato do próprio INEP, previsto para ocorrer apenas a partir de 1º de setembro de 2022.

Considerando que os anos 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da Covid-19, nesta edição do Questionário do Estudante foram inseridas 11 questões que abordam, especificamente, algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. Essas respostas ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade em relação ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

O questionário será enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apenas quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, indicando o preenchimento total do instrumento. A finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, a partir do dia 1º de novembro, quando será disponibilizado o Cartão de Confirmação de Inscrição.

Enade 2021

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.