OPORTUNIDADE

Edital de Mobilidade Acadêmica da Abruem oferece mais de 2 mil vagas; saiba como participar

Ao todo são quase 240 disciplinas das mais variadas áreas do conhecimento em 14 diferentes universidades filiadas à ABRUEM

A Câmara de EaD da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem, publicou na última terça-feira, ( 9), o edital de Mobilidade Acadêmica Virtual de 2021. Estão sendo ofertadas mais de 2 mil vagas em quase 240 disciplinas das mais variadas áreas do conhecimento. Ao todo, 14 universidades filiadas à Abruem ofertam vagas no edital.

Qualquer estudante regularmente matriculado nos cursos de graduação da UEMASUL , que tenha cumprido pelo menos 20% da carga horária total de seu curso, pode participar para cursar até duas disciplinas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de links e e-mails das Instituições de Ensino Superior (IES) ofertantes das vagas.

Para candidatar-se ao Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual, o estudante deverá solicitar autorização da direção de seu curso de graduação. Caso o aluno se enquadre em todos os critérios de participação no programa, o diretor de curso irá emitir uma declaração informando que o aluno solicitante está apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade para a qual se inscreveu.

O objetivo do edital é promover aos discentes da universidades filiadas à Abruem enriquecimento curricular e oportunidades de conhecerem metodologias diferentes da sua IES. Além disso, a mobilidade acadêmica virtual também proporciona possibilidades de o aluno cursar atividades complementares e de integralizar o seu currículo acadêmico.

Como se inscrever

Para se inscrever, o estudante deve preencher a ficha de inscrição que consta do Apêndice B do edital de Mobilidade Acadêmica Virtual e solicitar autorização da coordenação de seu curso de graduação para a participação no edital. Após a anuência do coordenador, o discente deve realizar a inscrição pelo link ou pelo e-mail disponibilizado pela instituição escolhida (todos os links e e-mails estão no edital).

Cabe a cada uma das IES ofertantes de vagas analisar as inscrições e encaminhar ao discente, com cópia ao coordenador de EaD da instituição do candidato, Declaração de Aceite ou de Recusa. Caso o estudante seja aceito, também serão encaminhadas orientações quanto aos procedimentos de matrícula e sobre o início das aulas referentes à mobilidade.

Todos os documentos necessários para a inscrição constam no edital. Dúvidas podem ser enviadas para abruem.mobilidade@gmail.com.

O período de inscrição vai de 9 a 24 de março de 2021. O prazo previsto para análise das inscrições é até 30 de março e as declarações de aceite ou recusa devem ser encaminhadas até o próximo dia 31. O início das aulas se dará conforme calendário acadêmico de cada uma das universidades ofertantes de vagas.

file pdf icon Clique aqui para acessar o Edital.

Confira as vagas disponíveis em cada uma das instituições

UniFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais
UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso
UEPB – Universidade Estadual da Paraíba
Unitau – Universidade de Taubaté
UEG – Universidade Estadual de Goiás
UECE – Universidade Estadual do Ceará
UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
UEMA – Universidade Estadual do Maranhão
Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
UEM – Universidade Estadual de Maringá
UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Unesp – Universidade Estadual Paulista

Com informações do site da ABRUEM.