formação docente

Docentes da UEMASUL participam de Curso Virtual de Ambientação

O curso oferece aproximação virtual com outros professores e com a gestão da UEMASUL, além  de apresentar soluções administrativas e acadêmicas.

O objetivo é facilitar a adaptação dos novos docentes da UEMASUL. Foto: Arquivo/ASCOM.

Começou hoje (27) e segue até a próxima quarta-feira (29) o Curso Virtual de Ambientação realizado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), destinado aos novos professores e novas professoras que compõe o corpo docente nos campi: Açailândia, Estreito e Imperatriz. O objetivo é facilitar a adaptação destes profissionais ao funcionamento e ao processo de ensino- aprendizagem que faz parte do cotidiano da universidade.

Com as aulas presenciais suspensas, a convivência que é fundamental na adaptação do professor que ingressa em uma instituição, fica limitada. Pensando em reduzir este tipo de obstáculo, o curso oferece aproximação virtual com outros professores e com a gestão da UEMASUL, além  de apresentar soluções administrativas e acadêmicas, como por exemplo, o uso do sistema SIGAA e da biblioteca virtual Pearson.

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes destaca que “a chegada de muitos desses professores na UEMASUL se deu nos últimos meses, dentro de condições especiais de trabalho por conta da emergência sanitária que vivemos frente à Covid-19. O Curso Virtual de Ambientação é uma forma para estreitar os laços e apresentar a dinâmica do serviço público”.

Ao longo dos seus três anos de existência, a instituição teve a renovação do seu quadro de docentes por meio de concurso público para a carreira de magistério da Educação Superior, o que significou um crescimento de aproximadamente 30% de professores efetivos.

A professora Camila Perez da Silva, doutora em Educação, uma das recém-chegadas e participante do curso destaca “é um momento para conhecer os novos colegas e diminuir essa sensação de distanciamento provocada pela pandemia, e principalmente, para entender o funcionamento da universidade, aprender sobre histórico de criação da UEMASUL e dos pilares que vão orientar o nosso trabalho relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. Estou muito feliz por fazer parte desta equipe!”.

O curso “é um momento para interagir, dar boas-vindas à equipe que se junta na construção e consolidação da UEMASUL”, finalizou a reitora.