LIVE

Diálogos em Tempos de Pandemia #8: Diretrizes do CNE sobre reorganização do Calendário Escolar

A live contou com a participação da pedagoga e professora da UEMASUL, Flaviana Oliveira de Carvalho, e do e professor da UFABC, Fernando Luiz Cássio Silva.

No dia 21 de maio, a live “Diálogos em tempos de pandemia” discutiu o tema “Diretrizes do CNE sobre reorganização do Calendário Escolar: Como fica o Ensino Superior?”, e teve como mediadora a pedagoga Flaviana Oliveira de Carvalho, mestra em Educação Brasileira (UFC), Coordenadora de Avaliação Pedagógica e professora assistente da UEMASUL. O convidado foi Fernando Luiz Cássio Silva, bacharel e licenciado em Química, doutor em Química (USP), professor adjunto da Universidade Federal do ABC, e atualmente participa da Rede Escola Pública e Universidade e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Durante a live, o professor Fernando Cássio citou textos e artigos. Todos eles estão disponíveis abaixo para acesso e download.

Retratos da Escola
Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação

Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
Livro reúne críticas e oferece alternativas ao programa Future-se, do MEC

Nexo Jornal
Uma base em falso
Participação e participacionismo na construção da Base Nacional Comum Curricular

Carta Capital
MEC rebaixa Conselho Nacional de Educação a cartório

Le Monde Diplomatique Brasil
Coronavírus e a “volta às aulas”
É hora de falar da educação como bem público

G1
Estudantes, pais e professores narram ‘apagão’ do ensino público na pandemia; em 7 estados e no DF, atividade remota não vai contar para o ano letivo
Ensino à distância faz desigualdade ficar ‘escandalosa’, diz avó de aluno que não consegue estudar por falta de equipamentos em SP

Yahoo! Notícias
Bebês e crianças pequenas não podem receber EaD, mas secretarias fazem de conta que sim

Livros
Educação contra a barbárie: Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar
Educação É a Base – 23 Educadores Discutem a Bncc

Artigo
O ensino não presencial e o aumento das desigualdades educacionais: ninguém pode ser excluído!