DIÁLOGOS SUL-SUL

Decolonialização na América Latina é tema de minicurso na UEMASUL

As inscrições seguem abertas e serão encerradas nesta terça-feira (06), às 18h. As atividades ocorrerão por meio de dois seminários temáticos e duas mesas-redondas, com participação gratuita, aberto à comunidade em geral.

O minicurso se desafia a estabelecer diálogos e reflexões entre áreas interdisciplinares das ciências sociais, entre povos tradicionais e organizações sociais existentes em zonas de conflito na América Latina. Foto: Reprodução/EL PAÍS.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, realizam o 1º minicurso “Diálogos Sul-Sul: Conflitos Territoriais e Movimentos Sociais de Descolonização na América Latina”, nos dias 06, 13, 20 e 27 de abril de 2021, às terças-feiras, a partir das 19h. O evento será mediado por tecnologias digitais, com transmissão online no canal da UEMASUL no Youtube. Para acede ao programa del Minicurso en español haga clic aquí.

As inscrições seguem abertas e serão encerradas nesta terça-feira (06), às 18h. A certificação do evento é de 30 horas, para quem solicitar, com um prazo de entrega de 30 dias após finalizado o minicurso. As atividades ocorrerão por meio de dois seminários temáticos e duas mesas-redondas, intercalados e distribuídos nos quatro dias do evento, com participação gratuita, aberto à comunidade em geral.

Como objetivo, o minicurso se desafia a estabelecer diálogos e conexões em áreas interdisciplinares das áreas sociais, focando nos povos tradicionais, organizações e movimentos sociais presentes nas áreas de conflito da América Latina. Além disso, será possibilitada a reflexão entre as diversas disciplinas das ciências humanas e sociais, enquanto áreas do conhecimento que problematizam os desdobramentos das mais diversas pressões e impacto do mercado internacional sobre os povos e comunidades tradicionais latino-americanas.

Para a professora do CCHSL, Carmem Barroso Ramos, o Diálogo Sul-Sul abrirá a dimensão educação intercultural, educação do campo e todo o processo que a gente vê como decolonização do pensamento. “É importante que essa educação popular traga todo um processo de decolonização do pensamento, na qual trabalhamos com a construção nosso próprio direito de espaço e de pertencimento que todas essas comunidades têm. Há três décadas os conflitos sociais e econômicos vêm impactando nosso continente latino-americano. Temos como exemplo o impacto da política neoliberal dentro das indústrias que, na sua maioria, nem são nacionais. Em Açailândia podemos ver essa problemática sobre as comunidades. As siderúrgicas têm invadido o espaço delas e isso é um impacto terrivelmente cruel sobre este povo”, destaca.

Representantes de instituições de outros países da América Latina participarão do evento, enquanto palestrantes, sendo o minicurso direcionado para diversos povos: Universidad Academia de Humanismo Cristiano Chile, da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla Buap México e da Assembleia Chilena NorCal-Rede Internacional em Defesa do Povo Mapuche – Califórnia (EUA).

Realização e contato

O minicurso “Diálogos Sul-Sul: Conflitos Territoriais e Movimentos Sociais de Descolonização na América Latina” é coordenado pela Divisão de Extensão Universitária (DIVEXT/CSIS) e Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da UEMASUL; Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação popular (GEPEEP) e pelo Programa de Pós-Graduação em Formação em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da UFMA.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do GEPEEP: gepeepufma@gmail.com.

INSCREVA-SE AQUI