SALA DE IMPRENSA

semana do brincar

Curso de Pedagogia realiza webinário em alusão à Semana Mundial do Brincar

O evento promove a interação entre adultos e crianças, no sentido do desenvolvimento da aprendizagem da criança, contribuindo com o aumento da sensibilização e estímulo ao brincar livre na infância.


Ascom UEMASUL

Com a temática “Brincar entre o céu e a terra”, o primeiro webinário do curso de Pedagogia da UEMASUL, foi transmitido no último dia 28, no canal da universidade, na plataforma YouTube. O evento faz parte das ações anuais que acontecem em alusão ao Dia Internacional do Brincar, onde educadores, pesquisadores e instituições realizam a Semana Mundial do Brincar (SMB) para debater sobre a importância do tema.

O projeto é voltado diretamente para crianças e adultos que se envolvem ou se interessam pelas temáticas relacionadas, e visa contribuir com o aumento da sensibilização e estímulo ao brincar livre na infância. As ações da SMB deste ano conscientizam sobre o impacto do coronavírus na vida das crianças, especialmente em razão do distanciamento social e físico, que as impede de interagir com outras crianças. A edição esteve voltada para o brincar dentro de casa e para a participação dos adultos nesses momentos.

O evento contou com a participação do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcos Teodorico e do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Zanado Pavão Sousa Mesquita, egresso do curso de Pedagogia da UEMASUL . Durante o evento foram exibidos vídeos produzidos com crianças ensinando brincadeiras tradicionais.

Para a professora do curso de Pedagogia e organizadora do evento, Flaviana Carvalho, esse momento oportuniza a troca de conhecimentos entre os profissionais e aproxima a universidade da sociedade, com propostas de atividades que articulam teoria e prática no âmbito da formação docente.

“Defendemos que a interação entre adultos e crianças seja cada vez mais qualificada, no sentido do desenvolvimento da aprendizagem da criança, e a UEMASUL atua na formação de professores que lidarão com essas crianças na Educação Básica. Buscamos aproximar nossos acadêmicos das escolas por meio dos estágios e disciplinas que articulam esse conhecimento, essa relação teoria e prática, não apenas na Semana Mundial do Brincar, mas, durante todo o ano. Nós temos projetos extensionistas na universidade que fazem essa aproximação e o próprio estágio curricular supervisionado também, seja com as crianças pequenas ou maiores”, finalizou.


Assista o webinário na íntegra:


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.