SALA DE IMPRENSA

revista mythos

Curso de História lança a revista científica Mythos

A iniciativa partiu  do interesse de investigação de docentes e discentes sobre mundo antigo e medieval.


Ascom UEMASUL

As publicações científicas têm o objetivo de divulgar a pesquisa e democratizar o conhecimento, permitindo o amplo acesso por parte da comunidade em geral. Neste contexto, as revistas eletrônicas se tornam uma forma rápida e economicamente viável para os pesquisadores publicizarem e tornarem visíveis os resultados dos seus trabalhos.

Nesta semana, a UEMASUL fez o lançamento oficial da Mythos – Revista do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval. A iniciativa partiu  do interesse de investigação de docentes e discentes sobre mundo antigo e medieval. As civilizações antigas, sejam orientais ou ocidentais, bem como a sociedade do ocidente medieval, são as matrizes culturais da sociedade contemporânea e revelam muitos aspectos das origens do nosso comportamento social. O evento de lançamento contou com a participação do Prof. Dr. Álvaro Alfredo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que proferiu uma aula magna e também ministrou um minicurso de latim instrumental.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM), o professor Fabrício Nascimento, a revista é fruto de parcerias. “A Mythos surgiu com o propósito de criar um espaço para estimular a produção científica dos nossos alunos. É a consolidação do trabalho do núcleo de estudos que já tem 6 anos. No seu processo de criação contamos com a colaboração de professores que participaram dos nossos eventos, mas sobretudo com o empenho e dedicação do acadêmico Wekslley Machado, que criou o site e desenvolveu a arte da revista. Além disso, fizemos uma parceria com a editora Ethos, que viabilizou a criação da revista”, afirmou o professor.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Alinne Silva, a revista é um marco para a instituição e para toda a região. “Nos primeiros nove meses de criação da UEMASUL nós já temos a honra de lançar uma revista científica com publicações qualificadas e com um corpo editorial formando por mestres e doutores de várias outras instituições brasileiras e internacionais”, afirmou.

A revista Mythos está disponível no endereço: https://nemham.wixsite.com/mythos


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.