02/09/2021

Curso de Extensão “Textos e dobras: diálogos entre literatura, cinema, outras artes e ensino”

O objetivo do projeto é proporcionar reflexões sobre os diálogos entre cinema, literatura e outras artes, mostrando como estas ligações interartes podem funcionar como recurso didático-pedagógico.

O Programa de Pós- Graduação em Letras – PPGL da UEMASUL, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT/UEMASUL, oferta o curso de extensão “Textos e dobras: diálogos entre literatura, cinema, outras artes e ensino”. O objetivo do projeto é proporcionar reflexões sobre os diálogos entre cinema, literatura e outras artes, mostrando como estas ligações interartes podem funcionar como recurso didático-pedagógico em sala de aula, quando utilizadas de forma consciente e sistemática pelo professor. O público-alvo são os graduandos de Letras e demais cursos de licenciatura.

Mais informações

Sob a orientação da professora Kátia Carvalho da Silva Rocha, Drª em Literatura Comparada, Ciência da Literatura, Faculdades de Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, o curso será desenvolvido durante os meses de setembro a novembro de 2021, com a colaboração do professor Dr. Gilberto Freire de Santana e do bolsista Allan Kayan Dias Carneiro, com certificação de 60 horas.

Para mais informações, o e-mail para contato é: mestradoletras@uemasul.edu.br.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 01 de setembro, por meio de formulário online. Os encontros serão de forma remota, às quintas-feiras, das 19h às 20h30. A previsão para o início do curso é dia 2 de setembro.

Datas dos encontros

Os encontros serão realizados de forma remota, às quintas-feiras, das 19h às 20h30min pela plataforma Google Meet.

• 02/09 – Encontro 1: Apresentação da linguagem cinematográfica e dos temas transversais.
  • 16/09 – Encontro 2: Vidas Secas em diálogo com Meninos carvoeiros e Retirantes.
  • 30/09 – Encontro 3: Vazante e a poesia anticolonial de Aimé Césaire.
  • 14/10 – Encontro 4: M8 e as políticas de segurança na periferia: de LEALL à Basquiat.
  • 28/10 – Encontro 5: Desculpe te incomodar e o trabalho: da poesia de Bretch às telas de Sigaud.
  • 11/11 – Encontro 6: Que Horas ela volta? em diálogo com Conceição Evaristo e o Assentamento de Rosana Paulino.