Curso de extensão sobre sexualidade na Idade Média é realizado de forma remota

Foram ofertadas 250 vagas, preenchidas por pesquisadores e pesquisadoras de vários estados.

Detalhe da ilustração The Fountain of Life, de Giacomo Jaquerio, de 1375. Foto: Reprodução.

O Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval da UEMASUL (NEMHAM) está realizando curso de extensão com a temática “Sexo na Idade Média: o sagrado, a prostituição e o homoerotismo”, para estudantes da universidade e para comunidade em geral. As aulas iniciaram na última segunda-feira (29) e serão ministradas pelo professor Mestre do curso de História, Fabrício Moura.

As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h, de forma remota, por meio da plataforma de videoconferência Google Meet.

Este é o segundo curso oferecido pelo NEMHAM durante o distanciamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus. Neste, foram 250 vagas preenchidas por pesquisadoras e pesquisadores, da graduação ao doutorado, de vários estados e universidades brasileiras.

O coordenador do NEMHAM, professor Fabrício Moura, falou sobre a escolha do tema. “Esse tema é pouco explorado pela historiografia. Existem poucas referências disponíveis e não é abordado na disciplina regular do curso. Sexo faz parte da nossa existência social e individual, mas nós não falamos sobre sexo. Abrange o ato e o discurso, as práticas permitidas e as práticas proibidas, as transgressões. A nossa sexualidade não é biológica e nem atende as necessidades fisiológicas. Nossa sexualidade é determinada pela cultura. O desejo é cultural e não biológico”.

O professor ainda ressalta os impactos das atividades extensivas realizadas pelo NEMHAM. “A participação de graduandos e doutorandos no curso é muito positiva porque o Núcleo tem divulgado o nome da UEMASUL Brasil afora. A universidade e o curso de História ganham visibilidade por causa dessas ações do Núcleo”, finalizou.

Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM)

Criado em 2011, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM) faz parte do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

O NEMHAM reúne pesquisadores de diferentes áreas, com o objetivo de estabelecer o diálogo e a interação entre as universidades brasileiras e estrangeiras que desenvolvem pesquisas nas áreas do conhecimento histórico, buscando a democratização do saber acadêmico por meio da realização de eventos e atividades de extensão.

A categoria multidisciplinar é estabelecida pelo diálogo entre a História e demais áreas do conhecimento como Filosofia, Letras, Sociologia, Arqueologia, Antropologia, Psicologia Social e História da Arte.

Além dessas atividades extensivas, o Núcleo produz a Revista Mythos. Ela é disponibilizada de forma eletrônica e reúne artigos científicos produzidos a partir das linhas de pesquisa do Núcleo, em parceria com pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A última edição foi lançada em maio de 2020 e aborda a temática “Literatura, línguas e escrita: construções da história antiga e medieval”.