extensão

Curso de extensão da UEMASUL capacita professores para atendimento ao aluno com deficiência visual

O curso é parte das ações do Projeto Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT), e tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos básicos de acessibilidade.

O curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), campus Imperatriz, está com inscrições abertas para o curso de extensão “Ferramentas Tecnológicas e Adaptações de Materiais Pedagógicos para o Ensino do Aluno com Deficiência Visual”. O curso é destinado a professores e ledores da educação básica e superior que atendam ou trabalhem com alunos com deficiência visual, e discentes do ensino superior que se interessem pela temática proposta.

O curso é parte das ações do Projeto Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT), e tem como objetivo proporcionar aos cursistas conhecimentos básicos de acessibilidade, instigando aos diversos espaços escolares um modelo de educação que respeite as diferenças e as necessidades educacionais especiais desses estudantes.

“Percebemos a importância dessa iniciativa como mais um passo importante para a acessibilidade desse público, tanto no espaço educacional da UEMASUL, como nos diversos espaços escolares. Uma vez que, para além das barreiras estruturais, devemos trabalhar as barreiras atitudinais quando pensamos na inclusão do aluno com deficiência visual. Então, vejo que este curso irá oportunizar toda essa reflexão e aprendizado” destacou a coordenadora do curso, professora Cláudia Lúcia Alves.

Todas as atividades do curso acontecerão de forma remota, com aulas síncronas, por meio da plataforma Google Meet; e assíncronas, com material para leitura e reflexão. As aulas serão ministradas pela bolsista Érika Vitória Nascimento Fernandes e pelo bolsista Vanderson Conceição Araújo.

O curso será dividido em duas turmas. Uma às terças-feiras, das 14h às 17h, com início previsto para o dia 14 de setembro; e outra aos sábados, das 8h30 às 11h30, com previsão de início no dia 11 de setembro. São ofertadas 20 vagas para cada turma. A inscrição é gratuita e conta com certificação de 25 horas.

Acesse aqui o formulário de inscrição para a Turma 1 (às terças-feiras)

Acesse aqui o formulário de inscrição para a Turma 2 (aos sábados)