SALA DE IMPRENSA

SIMPÓSIO

Curso de Direito realiza primeiro Simpósio Jurídico

O evento discutiu sobre o acesso à justiça e a proteção dos grupos minoritários.


Ascom UEMASUL

Os sete integrantes da mesa-redonda atuam em órgãos judiciais da cidade e região. Foto: Ascom/UEMASUL

Aconteceu na última quinta-feira (15), o 1º Simpósio Jurídico do curso de Direito da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Açailândia. O evento foi organizado pela diretora do curso, professores e acadêmicos. Com o tema “O acesso à justiça e a proteção dos grupos minoritários”, o objetivo do evento é debater sobre os direitos dos negros, mulheres, autistas, LGBTQIAPN+, idosos, refugiados e pessoas com deficiência.

A abertura contou com a presença da Gestão Superior da universidade. A programação contou com palestras ministradas pelas professoras doutoras, Morgana Meirellys e Selecina Locatelli, além de uma mesa-redonda composta por profissionais da área do direito. Para os acadêmicos, essa foi uma grande oportunidade de aprender junto aos profissionais, que atuam diretamente com os grupos minoritários. “O simpósio é de suma importância para nós, enquanto futuros operadores do direito, entendermos as necessidades dessas minorias e como nós trabalharemos para que o acesso aos direitos sejam garantidos”, pontuou o acadêmico, Denisvan Souza.

Nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, o evento segue com apresentação e avaliação de trabalhos produzidos pelos acadêmicos com a finalidade de difundir o conhecimento sobre as políticas de direitos humanos em suas mais variadas categorias por meio da extensão. Esse é o primeiro evento do curso de direito e acontecerá anualmente, com perspectiva de atingir um público maior nas futuras edições. “Esta edição está sendo focada especialmente nos nossos discentes, o que mostra como são empenhados não somente na parte de ensino, como também na pesquisa e na extensão”, explicou o professor Bruno Menezes, diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL).


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.