campus estreito

Curso de Ciências Naturais, campus Estreito, realiza Semana de Webinários

A semana de palestras promovida pelo curso de Ciências Naturais com habilitação em Física e a Matemática (CCANL) tem o objetivo principal de aproximar os estudantes do curso escolhido.

A computação quântica será um dos temas abordados durante o evento. Foto: Internet.

De hoje (24) até dia sexta-feira (28), ocorre a Semana de Webinários para os estudantes do curso de Ciências Naturais com habilitação em Física e a Matemática, do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito. Serão duas palestras por noite, umas às 19h e  outra às 20h, organizadas pelos professores do curso: Eduardo André de Figueiredo Bragança, Gutierrez Rodrigues de Morais e Ismael Carlos Pereira de Carvalho.

Para o diretor do Curso de Ciências Naturais do CCANL e professor de Física, Eduardo André de Figueiredo Bragança, o evento aproximará os estudantes dos professores e do curso, já que as aulas foram suspensas no início do ano letivo, devido à pandemia. “Os alunos do CCANL praticamente não tiveram contato com os cursos, já que não completamos uma semana de aulas, e sentimos essa necessidade. Desta maneira, a semana de webinários possui este objetivo”, disse.

Além dos 65 acadêmicos e acadêmicas da UEMASUL , também participarão do evento estudantes da Universidade Estadual do Pará. Dentre os palestrantes, estão os professores da UEMASUL e professores convidados da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Tocantins e Universidade Estadual do Mato Grosso dos Sul.

O diretor do curso reforçou a importância das discussões que serão realizadas: “Este evento será de muita importância para o aluno, pois através dele serão adquiridos conhecimentos de alguns temas e linhas de pesquisa que são desenvolvidos nas áreas da Física e da Matemática, uma vez que o curso de Ciências Naturais possui estas habilitações. Esperamos que a realização destes webinários possa contribuir para a formação dos alunos e para que eles adquiram uma maior visão do curso que optaram em cursar na UEMASUL”, finalizou.

Uma mesa-redonda encerrará a Semana de Webinários com o tema: Perspectivas em Física e Matemática, com a participação dos professores do curso de Ciências Naturais do CCANL.

Confira a programação da semana:

24/08, às 19h – Computação Quântica: Por quê? Para quê?

Palestrante – professora Gisele Bosso (UEMASUL).

24/08, às 20h – A Matemática no dominó.

Palestrante – professor Ismael Carvallho (UEMASUL).

25/08, às 19h – Espectroscopia no Infravermelho Aplicado em Materiais Biológicos.

Palestrante – professor Gutierrez Morais (UEMASUL)

25/08, às 20h – Saberes e Fazeres EtnoMatemáticos de comunidades e povos originais e tradicionais

Palestrante – professora Elizangela Melo (UFT).

26/08, às 19h – Alguns aspectos da Teoria da Gravitação

Palestrante – professor Eduardo Bragança (UEMASUL).

26/08, às 20h – Os problemas têm solução, nós temos tempo?

Palestrante – professor Juscimar Araújo (UEMASUL).

27/08, às 19h – As Ciências Naturais em recentes pesquisas com os recursos naturais

Palestrante – professor Sandro Lima (UEMS).

27/08, às 20h – Problemas matemáticos e suas implicações: Um breve passeio pelo mundo das tecnologias

Palestrante – professor João Rodrigues (UFPA)

28/08, às 19h – Materiais vítreos aplicados em Fotônica e na regeneração de tecidos.

Palestrante – professora Franciana Pedrochi (UFMA).

28/08, às 20h – Mesa -redonda com o tema: Perspectivas em Física e Matemática