Creditação da extensão no currículo universitário é tema de live na UEMASUL

O debate visa sensibilizar e informar a comunidade acadêmica sobre a política extensionista.

Na foto, um grupo de jovens acadêmicos está reunido no pátio de uma escola, conversando. Ao fundo se vê algumas árvores. Dois estudantes estão de costas, e os outros quatro de frente.

As atividades de extensão nos cursos de graduação colocam o estudante como protagonista de sua formação. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) transmite hoje, às 19h, mais uma live da série “Diálogos em Tempos de Pandemia”. Desta vez o tema é a “Creditação da extensão no currículo universitário”. Para discutir sobre esta estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), foi convidada a pedagoga Soraia Raquel Alves da Silva, Mestra em Educação (UFMA) e Presidenta do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, e o economista Etevaldo Almeida Silva, Mestre em Economia Rural (UFC), doutorando em Geografia (UFPE), atualmente professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Os principais marcos legais que orientam o desenvolvimento das atividades extensionistas nas instituições de ensino superior no Brasil são: a Constituição Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, o Plano Nacional de Extensão Universitária de 2001, Política Nacional de Extensão de 2012 e o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024.

Para o professor Etevaldo Almeida, o tema é de extrema importância para as universidades. “Evidenciar a formação acadêmica pela creditação da extensão é proporcionar à universidade desenhar trilhas e caminhos formativos que evidenciam os estudantes como protagonistas da sua formação pela articulação dialógica com a sociedade. Nesse processo, professores, estudantes evidenciam a importância do encontro de saberes que tornam os atores sociais o terceiro elo da ação transformadora da formação acadêmica”.

Entre outros pontos, a Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, que faz parte do PNE 204-2024, destaca que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, e que deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.

A pedagoga Soraia Raquel destaca a relevância do debate. “É uma satisfação participar da discussão sobre a extensão universitária, temática tão relevante no processo de construção do conhecimento. A extensão, juntamente com o ensino e a pesquisa, fortalecem a qualidade do ensino a ser oferecido pelas instituições de ensino superior”.

A live pretende subsidiar a construção de propostas para a UEMASUL, considerando a rapidez das mudanças da sociedade e a exigência de novos caminhos para a educação, além de fomentar o debate para reforçar a importância do papel da universidade na construção da sociedade. A transmissão será pelas redes sociais da UEMASUL: Twitter, Facebook e Youtube.