CPAHT

CPAHT promove atividades de forma remota

O Centro é um espaço para pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da Região Sul Maranhense.

O Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) continua com suas atividades, remotamente, devido à pandemia, realizando cursos de capacitação e formação voltados para documentação, curadoria e conservação preventiva de acervos museológicos.

Na última semana de maio foi realizado o curso de extensão em Museologia e Etnologia: “Uma introdução a partir do acervo de áudio do centro de ensino e pesquisa Pënxwyj Hemppenjx”. O curso foi ministrado pela professora Ingrid Orlandi Meira (UFG), com a parceria do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), e contou ainda com a participação da antropóloga Dra. Maria Elisa Ladeira, uma das fundadoras do CTI e pesquisadora dos Povos Timbira.

Uma das bolsistas do projeto, a discente Ana Karina Almeida, falou sobre a importância do curso. “O curso de capacitação em Museologia é de grande importância para aquisição e aprimoramento dos nossos conhecimentos, além de nos deixar mais aptos a lidarmos de forma mais profissional com os acervos, e de forma particular, o acervo audiovisual. Estamos ansiosos para o retorno das atividades presenciais, para assim seguirmos com a próxima fase do projeto”.

De acordo com a arqueóloga e uma das coordenadoras do CPAHT, Danielly Morais, a equipe do museu já estava realizando de forma remota, antes da necessidade de isolamento social, alguns cursos de capacitação oferecidos pelo Instituto Brasileiros de Museus (IBRAM), já promovendo uma familiaridade com as plataformas virtuais. “A segunda etapa de capacitação contava com atividades presenciais e práticas, e essas, precisaram ser adaptadas, o que foi completamente novo. O diferencial, no entanto, foi contar com mediação de profissionais em tempo real proporcionado assim uma interação entre a equipe. Foi possível inclusive desenvolver atividades práticas sem deixar de alcançar os objetivos e os resultados esperados”.

Para este mês, Danielly já adiantou que serão realizadas ações por meio das mídias sociais para uma interação do público em geral com o acervo do espaço museológico.

O CPAHT é um espaço destinado à pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da Região Sul Maranhense. Fruto de estudos e pesquisas, consolidados pelo Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o museu tem o objetivo de incentivar e apoiar a produção e a difusão de conhecimentos no estudo sobre os Povos Indígenas, Arqueologia, Educação Patrimonial e Cultura Popular.