preservação

CPAHT participa da 21ª Semana nacional de museus

Os museus são espaços de conhecimento, lazer e cultura, e têm um papel fundamental na sociedade, preservando o patrimônio cultural e sendo agentes de transformação social.

O CPAHT é um espaço destinado à pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da região Sul Maranhense. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) da UEMASUL participa da 21ª Semana nacional de museus, que traz este ano o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A cerimônia de abertura foi realizada nesta terça-feira, 16, com a palestra “Construção e gestão de um acervo 3D Steam”, proferida pelo prof. Dr. Antônio José Dias Vieira.

A semana em alusão aos museus,  promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece em todo o país para promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

O CPAHT é um espaço destinado à pesquisa e preservação da cultura material e imaterial da região Sul Maranhense. Fruto de estudos e pesquisas, consolidados pelo Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI) da UEMASUL,  o museu tem o objetivo de incentivar e apoiar a produção e a difusão de conhecimentos no estudo sobre os Povos Indígenas, Arqueologia, Educação Patrimonial e Cultura Popular. Durante a Semana nacional de museus, o CPAHT oferta uma programação especial, que será desenvolvida de segunda-feira, 15, até sexta-feira, 19, com visitações guiadas ao museu, oficinas e palestras abertas ao público.

A coordenadora de patrimônio cultural do museu CPAHT, arqueóloga Danielly Morais Marques falou sobre as atividades da semana. “O museu está com uma programação especial trabalhando com as quatro dimensões da sustentabilidade: a cultural, a social, a econômica e ambiental, e, enquanto uma instituição que trabalha diretamente com a história de longa duração dos povos indígenas, irá ampliar as reflexões de como os povos originários foram e são importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da concepção de “bem-viver”.

O CPAHT fica localizado ao lado do prédio da UEMASUL, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 18h. As visitas guiadas em grupos podem ser agendadas pelo e-mail: cpah.timbira@uemasul.edu.br ou pela conta do museu no Instagram: @museu_cpaht.

A palestra de abertura “Construção e gestão de um acervo 3D Steam”, foi proferida pelo prof. Dr. Antônio José Dias Vieira. Ascom/UEMASUL.

O objetivo das atividades durante a 21ª Semana nacional de museus é destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.

Os museus são espaços de conhecimento, lazer e cultura, e têm um papel fundamental na sociedade. Além de preservarem e exporem o patrimônio cultural, eles também podem ser agentes de transformação social, contribuindo para a promoção de práticas sustentáveis e o bem-estar das pessoas.

Texto: Mari Marconccine (com informações da revista Museu)
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL e com o nome do fotógrafo.