consun

Conselho Universitário realiza última reunião de 2019

A 14ª reunião do ano apreciou, discutiu e votou resoluções para 2020.

Conselheiros da UEMASUL reunidos para traçar planos para o ano de 2020.

Reunião apreciou nove propostas para o ano de 2020. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Conselho Universitário (CONSUN), órgão máximo de deliberação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, realizou a 14ª reunião e última do ano. Foram apreciadas, discutidas e votadas nove propostas de minutas de resolução, entre elas o Calendário Acadêmico para 2020, a doação de bens móveis da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), por meio do Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução (PALTEX) à UEMASUL, proposta de resolução que regulamenta o Conselho Estratégico Social da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (CONEST), que delibera sobre a gestão de políticas públicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, no âmbito das Unidades de Atuação Programática, e o calendário de reuniões ordinárias do CONSUN para 2020. Todas as pautas foram aprovadas por unanimidade.

Na sequência, ocorreu a pauta não deliberativa sobre as eleições de diretores de curso, campus Imperatriz. O processo eleitoral seguiu a legislação, de acordo com a resolução 088/2019 – CONSUN, que convoca a comunidade universitária para a composição da lista tríplice. Coube à Comissão Eleitoral elaborar os regimentos e o cronograma dos pleitos. A presidente do Conselho Universitário, professora Elizabeth Nunes Fernandes explicou como se deu o processo da eleição, lendo a Ata da Comissão Eleitoral, que relatava a não formação das listas tríplices e, como consequência, a não realização da eleição.

A presidente encerrou a reunião agradecendo a parceria de todos os conselheiros. “Hoje finalizamos nosso calendário de reuniões do CONSUN. Foi um ano difícil, do ponto de vista da conjuntura nacional, principalmente na educação. Apesar disso, fizemos muitas conquistas, ainda que estejamos passando por momentos difíceis. Agradeço por estarmos juntos construindo essa universidade, onde o aprendizado é de todos nós, sempre procurando cada vez mais superamos os obstáculos”.

Foram cinco reuniões ordinárias realizadas em 2019, marcadas pela aprovação de 23 resoluções que norteiam as ações da universidade. A próxima reunião do CONSUN será realizada dia 18 de março de 2020.